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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7470
Tipo: | Monografia |
Título: | O papel da narrativa para o filosofar na infância em Matthew Lipman |
Autor(es): | Gomes, Karen Jociani Coletti |
Primeiro Orientador: | Gaboardi, Ediovani Antonio |
Primeiro membro da banca: | Corá, Élsio José |
Segundo membro da banca: | Neitzel, Odair |
Resumo: | O presente trabalho mergulha no universo do Ensino de Filosofia, na etapa mais fundamental da educação. O objetivo desta investigação é analisar a abordagem pedagógica conhecida como Filosofia para Crianças (FpC), desenvolvida pelo filósofo e educador estadunidense Matthew Lipman. O programa supramencionado tem como propósito, sobretudo, estimular o pensamento crítico e reflexivo desde a infância, por meio de atividades filosóficas que envolvem diálogos, questionamentos e reflexões sobre temas relevantes para a vida das crianças. Para tanto, analisa-se essa conexão e as concepções que motivaram o autor a concentrar sua abordagem em uma sequência de romances que fomentariam o florescimento de um pensamento de "ordem superior" nas crianças. Nesse sentido, a pergunta norteadora deste trabalho filosófico é: qual é o papel da narrativa no ensino de Filosofia para crianças de acordo com Matthew Lipman? Nesse contexto, elaborar-se-á um tópico sobre essas três dimensões em um aspecto geral, quer dizer, Literatura, Filosofia e Infância. Após isso, tentar-se-á dissertar sobre a relação entre o programa e a narrativa, apresentando a noção de novela filosófica, tendo como recorte temático o programa desenvolvido por Lipman. Ao analisarmos o Programa e seus pressupostos metodológicos, buscamos compreender como ocorre a utilização de narrativas na Infância e a qual modelo de educação propõe-se chegar por meio delas. Aplicada em diversos países, a FpC tem apresentado resultados positivos em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a capacidade de formular perguntas, argumentar, analisar conceitos e desenvolver habilidades de pesquisa. Com esse trabalho, pretende-se fomentar o debate acerca da ideia de filosofar com crianças, partindo da sua realidade epistêmica, fornecendo condições para que percebam seu cotidiano de maneira crítica e subversiva. Dessarte, a FpC pode ser uma via interessante para a educação, especialmente ao ensino da Filosofia, uma vez que estimula o pensamento crítico e reflexivo desde a infância, contribuindo para uma formação mais crítica, responsável e autônoma |
Abstract/Resumen: | This work delves into the universe of Philosophy Teaching in the most fundamental stage of education. The objective of this investigation is to analyze the pedagogical approach known as Philosophy for Children (FpC), developed by the American philosopher and educator Matthew Lipman. The aforementioned program aims, above all, to stimulate critical and reflective thinking from childhood, through philosophical activities that involve dialogues, questions and reflections on topics relevant to children's lives. To this end, this connection and the concepts that motivated the author to focus his approach on a sequence of novels that would encourage the flowering of "higher order" thinking in children are analyzed. In this sense, the guiding question of this philosophical work is: what is the role of narrative in teaching Philosophy for children according to Matthew Lipman? In this context, a topic will be elaborated on these three dimensions in a general aspect, that is, Literature, Philosophy and Childhood. After this, an attempt will be made to discuss the relationship between the program and the narrative, presenting the notion of a philosophical novel, with the program developed by Lipman as its thematic focus. By analyzing the Program and its methodological assumptions, we seek to understand how narratives are used at the elementary school stage in philosophy classes and what model of education is proposed to be achieved through them. Applied in several countries, FpC has shown positive results in relation to the development of cognitive skills, such as the ability to formulate questions, argue, analyze concepts and develop research skills. With this work, we intend to encourage debate about the idea of philosophizing with children, starting from their epistemic reality, providing conditions for them to perceive their daily lives in a critical and subversive way. Therefore, FpC can be an interesting path for education, especially the teaching of Philosophy, as it stimulates critical and reflective thinking from childhood, contributing to a more critical, responsible and autonomous formation. |
Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem Filosofia Infância Linguagem Matthew Lipman |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7470 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Filosofia |
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