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Tipo: Relatório de Pesquisa
Título: Construção de um simulador de feridas de baixo custo
Autor(es): Massaroli, Aline
Resumo: A formação de profissionais de saúde, tanto na formação inicial compreendida por cursos técnicos ou de graduação quanto na educação continuada para aqueles já atuantes no mercado, tem sido objeto frequente de discussões na área da saúde. Isso se deve ao rápido avanço científico e tecnológico, aliado à diversidade humana, cultural e ambiental, que demanda profissionais habilidosos capazes de interagir e intervir em diversas situações. Nesse contexto, cresceram as preocupações e o reconhecimento de que a segurança dos pacientes deve ser tratada como uma prioridade tanto nos serviços de saúde quanto nas instituições de ensino responsáveis pela formação desses profissionais. A simulação clínica ganhou destaque ao ser associada a essa preocupação com a formação profissional e a segurança dos pacientes, sendo reconhecida como uma estratégia de ensino fundamental. Essa abordagem proporciona aos estudantes e profissionais de saúde a oportunidade de desenvolver e aprimorar suas competências em um ambiente controlado e isento de riscos (BOOSTEL et al., 2021; PRESADO et al., 2018; OLIVEIRA et al., 2018; MIRANDA; MAZZO; PEREIRA JUNIOR, 2018). Logo, essa prática envolve a criação ou reprodução de um conjunto de condições para simular situações da vida real por meio de cenários práticos. Esses cenários são controlados e protegidos, apresentando diferentes níveis de complexidade, fidelidade, autenticidade e competências. A simulação clínica tem como principal objetivo ampliar ou substituir experiências reais por experiências direcionadas, com o propósito de evocar ou reproduzir de maneira interativa aspectos substanciais do mundo real (COREN/SP, 2020). A simulação clínica é definida como uma atividade de baixa, média ou alta fidelidade, dependendo do grau de semelhança do cenário proposto com um contexto real reproduzido (FRAZON et al., 2020). Para aprimorar a fidelidade de um cenário e criar um ambiente propício ao desenvolvimento de competências profissionais, recomenda-se o uso de pacientes simulados, simuladores e equipamentos que reproduzam as condições do cenário e do paciente, possibilitando a aplicação do raciocínio clínico e a tomada de decisão. No mercado, há uma ampla variedade de simuladores disponíveis para comercialização, incluindo modelos de corpo inteiro ou partes específicas, equipados 6 com diferentes tecnologias ou utilizando moulage. Estes dispositivos proporcionam maior ou menor aproximação com a realidade, permitindo que estudantes ou profissionais desenvolvam diversas competências ou se concentrem exclusivamente no treinamento de habilidades (OLIVEIRA et al., 2019). Quando surge a necessidade de utilizar simuladores e acessórios para compor um cenário de simulação ou uma aula de treinamento de habilidades, é comum enfrentar desafios econômicos associados a esses materiais, uma vez que frequentemente envolvem custos elevados de aquisição e manutenção, podendo prejudicar o acesso a esses recursos. Diante da urgência em criar ambientes de ensino seguros para estudantes e profissionais de saúde, que facilitam o desenvolvimento de competências ou, em alguns casos, o treinamento exclusivo e repetitivo de habilidades, este processo tem impulsionado o estímulo ao desenvolvimento de materiais, próteses e simuladores com baixo custo. Esses recursos utilizam técnicas manuais que possibilitam sua replicação por outras pessoas e em diferentes locais, garantindo o acesso a materiais de qualidade, independentemente de restrições financeiras (OLIVEIRA et al., 2019; MESKA et al., 2021). No cenário do ensino, encontram-se materiais e simuladores específicos direcionados para a área de assistência ao tratamento de pessoas com feridas. Muitas vezes, esses recursos estão disponíveis como acessórios acoplados aos pacientes simulados ou mesmo aos manequins simuladores, buscando reproduzir a lesão. Isso permite que estudantes ou profissionais desenvolvam a tomada de decisão clínica em cenários de simulação ou, ainda, treinem as habilidades necessárias no manejo de feridas durante procedimentos como a limpeza e o desbridamento da lesão. É essencial para a formação de enfermeiros no tratamento de feridas que tenham acesso a simuladores que permitam a prática das habilidades necessárias, como a limpeza, desbridamento do leito da ferida quando necessário e avaliação periódica para acompanhar a evolução. É crucial que as instituições ofereçam simuladores ou tenham profissionais capacitados para aplicar técnicas de moulage simulando as feridas (MESKA et al., 2021). A moulage é uma técnica que utiliza maquiagem, artefatos, adornos e/ou odor para replicar características específicas de um cenário, tais como feridas, lesões, processo de envelhecimento, entre outros, contribuindo para a fidelidade do cenário e enriquece as percepções sensoriais do participante (COREN/SP, 2020). 7 Ao comparar o uso de simuladores comerciais com o uso de moulage, observa-se que esta última tem um custo de produção mais baixo em termos de materiais necessários. No entanto, requer uma pessoa habilidosa para confecção e um tempo considerável para produzir cada lesão, com estimativas variando de 40 minutos a duas horas, dependendo da complexidade da ferida a ser criada com a técnica de moulage (MESKA et al., 2021). Além disso, os simuladores de ferida à base de silicone, prontos para uso isolado no treinamento de habilidades ou acoplados a outros simuladores ou pacientes simulados, são uma excelente opção. Isso ocorre porque não exigem pessoal treinado para produzir o material no momento de uso, nem o tempo necessário para criar moulage (PARISH et al., 2019). Sabe-se que para a formação dos enfermeiros no tratamento de feridas é fundamental que o profissional tenha acesso a simuladores que lhe permitam praticar as habilidades necessárias para proceder a limpeza, o desbridamento do leito da ferida quando necessário e avaliá-la periodicamente acompanhando sua evolução, sendo imprescindível que as instituições disponham de simuladores ou pessoas capacitadas em aplicar técnicas de moulage que simulem as feridas (MESKA et al., 2021). Este trabalho visa desenvolver uma tecnologia que possa contribuir significativamente para o processo de formação e aprimoramento profissional, funcionando como uma estratégia pedagógica ativa, essa tecnologia integrará estudantes e profissionais no desenvolvimento de competências relacionadas à assistência a pacientes portadores de feridas. A proposta de criar um ambiente propício que estimule o raciocínio clínico, promoção da autopercepção, autonomia, autoconfiança além do aprimoramento do sistema psicomotor. Ressalta-se que este projeto está vinculado à linha de pesquisa "Tecnologias e Gestão em Educação, Saúde e Enfermagem" do Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde - EDEN/UFSC.
Palavras-chave: Enfermagem
Saúde
Simulação clínica
Aparelhos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UFSC
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7472
Data do documento: 1-Fev-2024
Título da pesquisa : Construção de um simulador de feridas de baixo custo
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