Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Claudecir dos-
dc.contributor.referee1Matiello, Alexandre-
dc.contributor.referee2Eberte, Janaina-
dc.creatorBorsoi, Juliano Luiz-
dc.date2023-06-06-
dc.date.accessioned2024-04-09T19:47:28Z-
dc.date.available2024-03-14-
dc.date.available2024-04-09T19:47:28Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481-
dc.description.resumoO grande desafio das escolas é preparar os jovens para a vida após o ensino médio. Assim, o presente trabalho consiste na análise de como o tema projeto de vida é trabalhado nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2021) no ensino médio brasileiro. Inicialmente, o trabalho descreve os caminhos metodológicos escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, destaca-se que esta é uma pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativa e qualitativa. Quantitativa no que diz respeito ao número de obras (Livros Didáticos sobre o Projeto de Vida) analisadas, e qualitativa no que se refere às análises estabelecidas. Sobre essa dimensão analítica, o método empregado para interpretação foi a Análise de Conteúdo. O trabalho apresenta algumas reflexões sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para, em seguida, tratar do Projeto de Vida Segundo a BNCC. Ainda, estão destacadas as categorias de análise utilizadas na interpretação das problematizações que conduzem essa pesquisa. Tais categorias: “diversidade de saberes; vivências culturais; e mundo do trabalho, resultam do conteúdo da competência geral (seis) da educação básica, expressa pela BNCC. Sobre a apresentação das obras voltadas ao projeto de vida, elas são classificadas por livro, editora e autores. O capítulo das escolhas das categorias, mostra a sua importância, pois englobam fatores determinantes na estruturação do tema do projeto de vida, tratando da diversidade, cultura e mercado de trabalho. As categorias são apresentadas através dos aspectos gerais, dentre cada categoria exposta nas propostas de aulas das obras. Nas considerações finais o trabalho, mostra que os materiais didáticos do novo ensino médio, respondem à competência 06 da BNCC sobre o tema projeto de vida, ou seja, os conteúdos dos livros contemplam o que a competência induz, em especial, no que se refere aos estudantes serem protagonistas de suas próprias histórias, por meio do autoconhecimento, descobrindo habilidades, valorizando sua cultura e seu ambiente social, aprendendo a respeitar e a conviver com o diferente... Mas, é preciso dizer que a vivência desse componente curricular na escola depende de um conjunto de ações para além dos livros didáticos. Nesse trabalho, porém, procuramos analisar apenas o conteúdo dos livros didáticos voltados ao projeto e vida e suas relações com a competência seis da BNCC.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-03-14T11:54:51Z No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-09T19:47:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-09T19:47:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5) Previous issue date: 2023-07-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro e do Material Didáticopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleO novo ensino médio brasileiro e o projeto de vida: uma análise da competência 6 da BNCC nos livros didáticos (PNLD/2021) voltados ao projeto de vidapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BORSOI.pdf487,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.