Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Claudecir dos | - |
dc.contributor.referee1 | Matiello, Alexandre | - |
dc.contributor.referee2 | Eberte, Janaina | - |
dc.creator | Borsoi, Juliano Luiz | - |
dc.date | 2023-06-06 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T19:47:28Z | - |
dc.date.available | 2024-03-14 | - |
dc.date.available | 2024-04-09T19:47:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7481 | - |
dc.description.resumo | O grande desafio das escolas é preparar os jovens para a vida após o ensino médio. Assim, o presente trabalho consiste na análise de como o tema projeto de vida é trabalhado nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/2021) no ensino médio brasileiro. Inicialmente, o trabalho descreve os caminhos metodológicos escolhidos para o desenvolvimento da pesquisa. Nesse sentido, destaca-se que esta é uma pesquisa bibliográfica, de caráter quantitativa e qualitativa. Quantitativa no que diz respeito ao número de obras (Livros Didáticos sobre o Projeto de Vida) analisadas, e qualitativa no que se refere às análises estabelecidas. Sobre essa dimensão analítica, o método empregado para interpretação foi a Análise de Conteúdo. O trabalho apresenta algumas reflexões sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para, em seguida, tratar do Projeto de Vida Segundo a BNCC. Ainda, estão destacadas as categorias de análise utilizadas na interpretação das problematizações que conduzem essa pesquisa. Tais categorias: “diversidade de saberes; vivências culturais; e mundo do trabalho, resultam do conteúdo da competência geral (seis) da educação básica, expressa pela BNCC. Sobre a apresentação das obras voltadas ao projeto de vida, elas são classificadas por livro, editora e autores. O capítulo das escolhas das categorias, mostra a sua importância, pois englobam fatores determinantes na estruturação do tema do projeto de vida, tratando da diversidade, cultura e mercado de trabalho. As categorias são apresentadas através dos aspectos gerais, dentre cada categoria exposta nas propostas de aulas das obras. Nas considerações finais o trabalho, mostra que os materiais didáticos do novo ensino médio, respondem à competência 06 da BNCC sobre o tema projeto de vida, ou seja, os conteúdos dos livros contemplam o que a competência induz, em especial, no que se refere aos estudantes serem protagonistas de suas próprias histórias, por meio do autoconhecimento, descobrindo habilidades, valorizando sua cultura e seu ambiente social, aprendendo a respeitar e a conviver com o diferente... Mas, é preciso dizer que a vivência desse componente curricular na escola depende de um conjunto de ações para além dos livros didáticos. Nesse trabalho, porém, procuramos analisar apenas o conteúdo dos livros didáticos voltados ao projeto e vida e suas relações com a competência seis da BNCC. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-03-14T11:54:51Z No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-09T19:47:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-09T19:47:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BORSOI.pdf: 499681 bytes, checksum: e7acc516ae21e1b7d9048e1df4fc9004 (MD5) Previous issue date: 2023-07-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro e do Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | O novo ensino médio brasileiro e o projeto de vida: uma análise da competência 6 da BNCC nos livros didáticos (PNLD/2021) voltados ao projeto de vida | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BORSOI.pdf | 487,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.