Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7482
Type: Monografia
Título : Proposta para implantação de um plano de marketing em uma pequena empresa
Author: Leite, Meise Renata
First advisor: Labes, Emerson Moisés
metadata.dc.contributor.referee1: Mocelin, Ronei Arno
metadata.dc.contributor.referee2: Deimling, Moacir Francisco
Resume: O consumo de gás liquefeito de petróleo (GLP) é primordial para a cocção de alimentos nas residências, bem como em estabelecimentos comerciais que vendem refeições. O número de revendas do produto GLP cresce todos os anos, e o mercado apresenta-se cada vez mais competitivo, o que contribui para a realização de planejamentos por parte dos gestores, incluindo o planejamento de marketing. O presente trabalho tem como objetivo a elaboração de uma proposta de plano de marketing para uma empresa que realiza a revenda de gás liquefeito de petróleo na cidade de Xaxim – SC, a fim de aumentar a receita de vendas. A pesquisa tem caráter descritivo, pois classifica-se como um estudo de caso, e a coleta dos dados ocorreu através de dados primários – entrevistas semiestruturadas com a gestora da empresa –, e dados secundários – análises de documentos da empresa, como relatórios. A proposta de plano de marketing foi realizada através da adaptação do Plano de Marketing de Gabriel e Kiso (2020), envolvendo sete etapas, e buscou-se realizar um diagnóstico inicial da empresa, análise do macroambiente e do microambiente, elaboração da matriz SWOT e análise dos concorrentes diretos. Através das análises, puderam ser traçadas oito estratégias envolvendo o composto de marketing – produto, preço, praça e promoção –, e duas estratégias de gestão de vendas e serviços, buscando alcançar resultados qualitativos e quantitativos para a empresa.
Resumen : The consumption of liquefied petroleum gas (LPG) is essential for cooking in households, as well as in comercial establishments that sell meals. The number of LPG product retailers grows every year, and the market is becoming increasingly competitive, prompting managers to engage in planning, including marketing planning. This study has the objective to develop a marketing plan proposal for a company engaged in the resale of liquefied petroleum gas in the city of Xaxim – SC, in order to increase sales revenue. The research is descriptive, classifying as a case study, and data collection occurred through primary data – semi structured interviews with de company’s manager – and secondary data – analyses of company documents, such as reports. The marketing plan proposal was done by adapting Gabriel and Kiso’s Marketing Plan (2020), involving seven stages, and it sought to conduct na initial diagnosis of the company, analyze the macro environment and micro environment, develop the SWOT matrix, and analyze direct competitors. Though theses analyses, eight strategies involving the marketing mix – product, price, place and promotion – were outlined, and two sales and servisse managemente strategies, aiming to achieve qualitative and quantitative results for the company.
Palabras clave : Marketing estratégico
Gás liquefeito de Petróleo
Administração de marketing
Economia
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7482
Fecha de publicación : 5-dic-2023
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LEITE.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.