Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7488
Type: | Monografia |
Title: | Autoetnografia sobre acessibilidade para pessoas com transtorno do espectro autista no ensino superior |
Author: | Brito, Iago Silva |
First advisor: | Savoldi, Adiles |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Gräff, Patrícia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gräff, Patrícia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rodrigues, Jane Teresinha Donini |
Resume: | Este trabalho aborda a acessibilidade no ensino superior para estudantes autistas através da metodologia de escrita autoetnográfica, examinando as dificuldades enfrentadas por eles devido aos processos de normalização que orientam as práticas educacionais. Tendo como objetivo, mostrar uma condição individual que possibilite pensar sobre a condição do autismo e sua inclusão no ensino superior. É destacada a importância da educação inclusiva para promover a autonomia e o desenvolvimento desses estudantes, bem como compreensão do ambiente universitário e sua influência na formação democrática do sistema educacional são ressaltadas como essenciais. A análise das normas existentes é realizada através da metodologia de escrita autoetnográfica, com um olhar crítico, propondo o desenvolvimento de políticas voltadas para uma educação inclusiva e equitativa, capazes de romper com as práticas excludentes e promover um desenvolvimento integral dos estudantes autistas. A revisão da literatura nacional revela a escassez de materiais que abordam o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em pessoas adultas. Através da compreensão dos aparelhos disciplinares, é notório que as estruturas comtemporaneas das universidades não favorece a inclusão de estudantes que não apresentem um laudo de deficiência, sendo indispensável um procedimento inclusivo e não discriminatório, todavia, evidenciando a importância de que diferentes deficiências necessitam de diferentes suportes e acessibilidades. |
Abstract: | This paper addresses accessibility in higher education for autistic students through the methodology of autoethnographic writing, examining the difficulties they face due to normalization processes that guide educational practices. The aim is to shed light on an individual condition that enables reflection on autism and its inclusion in higher education. The significance of inclusive education is emphasized to promote autonomy and development for these students, as well as understanding the university environment and its influence on the democratic formation of the educational system. The analysis of existing norms is conducted through the autoethnographic writing methodology, adopting a critical perspective and proposing the development of policies focused on inclusive and equitable education, capable of breaking away from exclusionary practices and fostering the holistic development of autistic students. The review of national literature reveals a scarcity of materials addressing Autism Spectrum Disorder (ASD) in adults. Understanding disciplinary apparatuses makes it evident that contemporary university structures do not favor the inclusion of students without a disability diagnosis, necessitating an inclusive and non-discriminatory approach while highlighting the importance of recognizing diverse disabilities and their specific support and accessibility requirements. |
Keywords: | Educação inclusiva Inclusão escolar Transtorno do espectro autista Políticas educacionais |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7488 |
Issue Date: | 20-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Ciências Sociais - Licenciatura |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.