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Tipo: Monografia
Título: Medidas socioeducativas no interior da assistência social: conhecendo os efeitos das atividades com jovens e adolescentes em Chapecó/SC
Autor(es): Limeira, Lorrayna Maria Freitas
Primeiro Orientador: Leitão, Leonardo Rafael Santos
Primeiro membro da banca: Savoldi, Adiles
Segundo membro da banca: Soares, Claudete Gomes
Resumo: Este trabalho mostra a dinâmica das atividades de ressocialização no interior do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) apontando suas limitações e/ou possibilidades de ação, com jovens e adolescentes na unidade extensiva do serviço, conhecida como “Inovamente”, em Chapecó/SC. A realização deste projeto se dá na necessidade de apresentar a atuação do serviço de assistência social na região, considerando o papel da legislação que institui o serviço e sua aplicabilidade, pois enquanto dever do Estado, o serviço de assistência social é uma política pública que surge para promover a seguridade social. Nesse sentido, dialoga-se sobre a efetividade das atividades ressocializadoras ofertadas pelo CREAS, através dos programas de Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), com foco nos participantes de ambos os projetos (crianças e adolescentes entre 12 e 21 anos). A análise aqui descrita tem como metodologia, a pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semi estruturadas a partir de um trabalho de campo no Inovamente, usando os conceitos de violência simbólica e capital cultural de Pierre Bourdieu para discutir as perspectivas criadas pelos jovens sobre os programas de ressocialização e os aspectos de mudança (ou não) de suas realidades marginalizadas, frente às instituições e a sociedade.
Abstract/Resumen: This work shows the dynamics of resocialization activities within CREAS (Specialized Reference Center for Social Assistance) pointing out their limitations and/or possibilities for action, with young people and adolescents in the service's extensive unit, known as “Inovamente”, in Chapecó /SC. The realization of this project takes place in the need to expose the performance of the social assistance service in the region, considering the role of the legislation that establishes the service and its applicability, because as a duty of the State, the social assistance service is a public policy that arises to promote social security. In this sense, there is a dialogue about the effectiveness of the resocializing activities offered by CREAS, through the Social Protection Service programs for Adolescents in Compliance with the Socio-educational Measure of Assisted Freedom (LA), and the Provision of Services to the Community (PSC), with focus on participants in both projects (children and adolescents between 12 and 21 years old). The analysis described here has as its methodology qualitative research based on semi-structured interviews within fieldwork at Inovamente, using Pierre Bourdieu's concepts of symbolic violence and cultural capital to discuss the perspectives created by young people on resocialization programs and the aspects of change (or not) of their marginalized realities, vis-à-vis institutions and society.
Palavras-chave: Assistência social
Periferia
Desigualdade social
Violência
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7493
Data do documento: 25-Nov-2023
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