Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7494
Tipo: Monografia
Título: Perspectivas para o ensino da sociologia no Brasil: uma análise do novo ensino médio (NEM)
Autor(es): Simoni, Veridiane Julia
Primeiro Orientador: Santos, Claudecir dos
Primeiro membro da banca: Matiello, Alexandre Maurício
Segundo membro da banca: Eberle, Janaina
Resumo: Este trabalho consiste em uma análise bibliográfica/documental sobre o ensino da Sociologia no Brasil, a partir das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e do Novo Ensino Médio (NEM). A problematização dessa análise está fundamentada nas mudanças da grade curricular do Novo Ensino Médio. Seguindo esse percurso investigativo, o estudo busca perceber o lugar da sociologia na legislação que a torna obrigatória e/ou facultativa na matriz curricular do Ensino Médio, bem como as condições para o seu exercício de forma reflexiva e crítica. O objetivo desse trabalho, portanto, é interpretar como as dimensões da reflexividade e criticidade estão presentes na legislação vigente que orienta o ensino da Sociologia. A pesquisa está organizada em dois eixos centrais: a) levantamento da história do ensino da Sociologia no Brasil, chegando às proposições da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e da Reforma do Ensino Médio de 2017 (Lei nº 13.415/2017); e b) análise das matrizes A, B e C que são matrizes dispostas pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina para serem implementadas nas escolas. Ao longo dos capítulos a pesquisa mostra que a disciplina de Sociologia se fará presente no Currículo do Novo Ensino Médio, na grande área denominada: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A principal incerteza é sobre a quantidade de aulas e as condições para o estudo dos conteúdos centrais da Sociologia, uma vez que eles passam a fazer parte das disciplinas eletivas e trilhas de aprofundamento que compõem os Itinerários Formativos dos curriculos estaduais. Nas considerações finais a pesquisa destaca que a Sociologia enfrentou e ainda enfrenta adversidades para a sua permanência no currículo do Ensino Médio, a disciplina passa por períodos constantes de lutas. Este trabalho contribuiu para percepçao de que, a partir das análises das matrizes A, B e C, que em quaisquer uma das matrizes as aulas e/ou os conteúdos de Sociologia poderão ser reduzidas, e também que a oferta dos conteúdos de Sociologia nas disciplinas eletivas da área de ciências humanas depende da escolha dos alunos, escolha esta, que sempre será orientada pela direção da escola, segundo a disponibilidade estrutural da escola e também de professores.
Abstract/Resumen: This work consists of a bibliographic/documentary analysis on the teaching of Sociology in Brazil, based on the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC), and the New Secondary Education (NEM). The problematization of this analysis is based on the changes in the New High School curriculum. Following this investigative path, the study seeks to understand the place of sociology in the legislation that makes it mandatory and/or optional in the High School curriculum, as well as the conditions for its exercise in a reflective and critical manner. The objective of this work, therefore, is interpreted as the dimensions of reflexivity and criticality are present in the current legislation that guides the teaching of Sociology. The research is organized into two central axes: a) survey of the history of Sociology teaching in Brazil, arriving at the propositions of the BNCC (National Common Curricular Base), and the High School Reform of 2017 (Law nº 13,415/2017); and b) analysis of matrices A, B and C, which are matrices prepared by the State Department of Education of Santa Catarina to be innovations in schools. Throughout the chapters of the research it shows that the discipline of Sociology will be present in the New High School Curriculum, in the large area called: Applied Human and Social Sciences. The main uncertainty is about the number of classes and the conditions for studying the core contents of Sociology, since they become part of the elective subjects and in-depth courses that make up the Training Itineraries of state curricula. In the final considerations, the research highlights that Sociology faced and still faces adversities in its permanence in the High School curriculum, the discipline goes through constant periods of struggles. This work contributed to the perception that, based on the analysis of matrices A, B and C, that in any of the matrices Sociology classes and/or content could be reduced, and also that the provision of Sociology content in Elective subjects in the area of ​​human sciences depend on the students' choice, this choice will always be guided by the school management, according to the structural availability of the school and also of teachers.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Sociologia
Ensino médio
Novo Ensino Médio
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7494
Data do documento: 26-Jun-2023
Aparece nas coleções:Ciências Sociais - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMONI.pdf698,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.