Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7520
Tipo: Dissertação
Título: Admirável mundo novo: reflexões acerca da justiça no acesso as tecnologias de melhoramento humano
Autor(es): França, Cleverson Luiz
Primeiro Orientador: Hahn, Paulo
Primeiro membro da banca: Zanella, Diego Carlos
Segundo membro da banca: Roani, Alcione Roberto
Resumo: Em decorrência da evolução tecnológica, os desejos de transcender limitações biológicas do corpo humano têm deixado de fazer parte apenas de contos mitológicos e histórias de ficção científica, tomando contornos reais e passando a fazer parte do cotidiano social. Em uma sociedade com indivíduos em constante competição pela aquisição de bens e aumento capital e com o advento de tecnologias capazes de melhorar o desempenho do corpo humano, o acesso desigual a essas tecnologias poderá desencadear um aumento significativo nas desigualdades sociais e abalar de forma cabal as estruturas sociais. No presente trabalho buscou-se discorrer sobre as questões de acesso a essas tecnologias, analisando a compatibilidade da teoria de justiça de John Rawls com a teoria principialista de Beauchamp e Childress para a solução desses dilemas. Na construção desse raciocínio, primeiro foram apresentadas as duas correntes filosóficas que trabalham essa temática com maior afinco. A corrente transhumanista defende a superação das limitações biológicas e a busca pelo melhoramento humano, argumentando que essas tecnologias podem trazer benefícios significativos para a humanidade, inclusive transcendê-la. A corrente bioconservadora destaca que essas tecnologias ameaçam a dignidade e a natureza humana, podendo causar assimetria nas relações intersubjetivas e levar a ruptura do tecido social. Apesar do antagonismo, estas correntes convergem nas preocupações com o justo acesso às tecnologias de melhoramento humano, objeto do presente trabalho. Foi analisada a pertinência da teoria rawlsiana à teoria principialista da bioética, com ênfase no princípio da justiça. Concluiu-se que a teoria de John Rawls aparenta ser pertinente para a solução dos dilemas apresentados à bioética nesta sociedade iminente, uma vez que ambas as teorias (rawlsiana e principialista) percebem a necessidade como um critério material justo para distribuição de recursos. Em uma sociedade com recursos biológicos a disposição para serem escolhidos, não apenas aceitos como uma aleatoriedade da “loteria da vida”, parece uma questão de justiça oferecer a todos condições justas de acesso as tecnologias de melhoramento humano, desde que sejam tecnologias que contribuam para uma vida plena e a evolução social.
Abstract/Resumen: As a result of technological evolution, the desire to transcend biological limitations of the human body has stopped being part of mythological tales and science fiction stories, taking on real contours and becoming part of everyday social life. In a society with individuals in constant competition for the acquisition of goods and increasing capital and with the advent of technologies capable of improving the performance of the human body, unequal access to these technologies could trigger a significant increase in social inequalities and completely undermine the social structures. In the present work we sought to discuss the issues of access to these technologies, analyzing the compatibility of John Rawls' theory of justice with the principlist theory of Beauchamp and Childress for resolving these dilemmas. In constructing this reasoning, the two philosophical currents that work on this topic most diligently were first presented. The transhumanist current defends the overcoming of biological limitations and the search for human enhancement, arguing that these technologies can bring significant benefits to humanity, including transcending it. The bioconservative current highlights that these technologies threaten human dignity and nature, and can cause asymmetry in intersubjective relationships and lead to the rupture of the social structure. Despite the antagonism, these currents converge in concerns about fair access to human enhancement technologies, the object of this work. The relevance of the Rawlsian theory to the principlist theory of bioethics was analyzed, with an emphasis on the principle of justice. It was concluded that John Rawls' theory appears to be relevant for resolving the dilemmas presented to bioethics in this imminent society, since both theories (Rawlsian and principlist) perceive necessity as a fair material criterion for the distribution of resources. In a society where biological resources can be chosen, not just accepted as a random “lottery of life”, it seems a matter of justice to offer a fair conditions of access to human improvement Technologies to everyone, as long as they are technologies that contribute to a full life and social evolution.
Palavras-chave: Justiça
Tecnologia
Desigualdade social
Problemas sociais
Humanismo
Mudança social
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7520
Data do documento: 6-Fev-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANÇA,.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.