Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7521
Tipo: | Dissertação |
Título: | A estrutura da alma e a formação do caráter do tirano na República de Platão |
Autor(es): | Silva, Sedinei Luiz Lemes da |
Primeiro Orientador: | Caram, Juliano Paccos |
Primeiro membro da banca: | Souza, Jovelina Maria Ramos de |
Segundo membro da banca: | Soares, Marcio |
Resumo: | O presente estudo visa relacionar a estrutura da alma e a formação ou gênese do caráter do homem tirano, demonstrando como a alma humana se configura a partir da educação, conforme exposto em A República de Platão. Esta leitura possibilita uma discussão profunda sobre o cidadão e a manifestação de seu caráter no contexto político, sobretudo, a partir das qualidades intrínsecas da alma. Neste caminho, o estudo busca pensar, a partir da perspectiva da educação, em que medida esta interfere no processo de formação deste cidadão, que o torne virtuoso ou vicioso. Em outras palavras, quais mecanismos e estratégias influenciam o processo formativo do ser humano que, por sua vez, manifesta-se de acordo com um caráter tirânico, por exemplo. No Livro IX de A República, Sócrates estabelece uma relação entre a formação dos homens e o caráter deles na função política, especialmente, quando se trata do caráter tirânico. Para tanto, o filósofo analisa cuidadosamente como se dá a formação de alguns homens, como aqueles que estão voltados apenas para seus interesses pessoais, e o que motiva esse tipo de caráter. O objetivo é, pois, investigar o que influencia na educação e se torna determinante para o caráter se manifestar como virtuoso ou vicioso, segundo Platão; ou seja, quais os mecanismos e instrumentos existentes no processo de formação que possibilitam que um cidadão se manifeste a partir de um determinado caráter na pólis. |
Abstract/Resumen: | This study aims at relate the structure of the soul and the formation or genesis of the tyrannical man’s character, demonstrating how the human soul is configured through education, as explained in Plato's Republic. This reading enables an in-depth discussion about the citizen and the manifestation of his character in the political context, especially from the intrinsic qualities of the soul. In this path, the study seeks to think, from the education perspective, to what extent it interferes in the formation process of this citizen, which makes him virtuous or vicious. In other words, what mechanisms and strategies influence the human being's formative process which, in turn, manifests itself, for example, according to a tyrannical character. In Book IX of the Republic, Socrates establishes a relationship between the men’s education and their character in the political function, especially when it comes to the tyrannical character. To this end, the philosopher carefully analyzes how the education of some men who are only focused on their personal interests takes place and what motivates this type of character. It is therefore a question of investigating what influences education and becomes determinant for character to manifest itself as virtuous or vicious according to Plato, i.e. what mechanisms and instruments exist in the educational process that enable a citizen to manifest himself as from a certain character in the polis. |
Palavras-chave: | República Platão Personalidade Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7521 |
Data do documento: | 7-Mar-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 752,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.