Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7522
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Kist, Milton-
dc.contributor.referee1Fernandes, Márcio Rodolfo-
dc.contributor.referee2Marcon, Divane-
dc.creatorBlack, Anderson Luis Aimi-
dc.date2024-03-20-
dc.date.accessioned2024-04-17T12:32:32Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2024-04-17T12:32:32Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7522-
dc.description.abstractThe present master's dissertation focused on the use of the Scratch tool as an innovative method in teaching fractions to 6th-grade students at a public municipal school in Chapecó - Santa Catarina. This research focuses on promoting creative learning and building the pillars of computational thinking, seeking to develop student learning by bringing mathematical education together with the use of technologies. In this study, my primary hypothesis was that Scratch, a visual programming platform, can provide an interactive and stimulating environment for learning mathematical concepts, especially in the context of fractions. During the study, 7 students participated in Scratch activities aimed at exploring the concept of fractions in a fun and practical way. The analysis of the results shows positive evidence of increased student engagement and computational thinking skills, including problem-solving, logical thinking, and creativity. The dissertation also emphasizes the importance of educational methods that integrate mathematics and computer science to enrich students' understanding of fractions, using block programming and creative learning to encourage students to solve various problems involving fractions, aiming to promote their autonomy and protagonism in learning.Project- based learning in Scratch has apparently proven to be an effective tool for promoting students' independence and collaboration while creating a more engaging classroom environment. We live in a society where students are, for the most part, mere digital consumers. One of the objectives of this research is to seek the development of students' logical and computational thinking, and the results show that integrating Scratch with fractions content not only improves conceptual understanding but also strengthens essential skills for academic and personal growth. This study highlights the importance of considering new technological approaches in mathematical education to prepare students for the challenges of the 21st century and promote meaningful learning experiences.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado focou no uso da ferramenta Scratch como um método inovador no ensino de frações para estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal de Chapecó - Santa Catarina. Esta pesquisa se concentra na promoção da aprendizagem criativa e na construção de pilares do pensamento computacional, buscando desenvolver a aprendizagem nos estudantes, trazendo a educação matemática, em conjunto com o uso das tecnologias. Neste estudo, tive como hipótese primordial que o Scratch, uma plataforma de programação visual, pode fornecer um ambiente interativo e estimulante para a aprendizagem de conceitos matemáticos, especialmente no contexto de frações. Durante o estudo, 7 estudantes participaram de atividades do Scratch destinadas a explorar o conceito de frações de forma divertida e prática. A análise dos resultados mostra evidências positivas de maior envolvimento dos estudantes e habilidades de pensamento computacional, incluindo resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. A dissertação também enfatiza a importância de métodos educacionais que integrem matemática e ciência da computação para enriquecer a compreensão dos estudantes sobre frações, utilizando da programação em blocos e da aprendizagem criativa, para instigar os estudantes a resolverem diversos problemas envolvendo frações, buscando promover a autonomia e o protagonismo destes no aprendizado. A aprendizagem baseada em projetos no Scratch, aparentemente provou ser uma ferramenta eficaz para promover a independência e a colaboração dos estudantes, ao mesmo tempo que cria um ambiente de sala de aula mais envolvente. Temos uma sociedade, onde os estudantes são, em sua grande maioria, meros consumidores digitais. Um dos objetivos desta pesquisa é buscar desenvolver o pensamento lógico e computacional dos estudantes e, os resultados mostram que a integração do Scratch com o conteúdo de frações, não só melhora a compreensão conceitual, mas também fortalece competências essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos estudantes. Este estudo destaca a importância de considerar novas abordagens tecnológicas na educação matemática para preparar os estudantes para os desafios do século 21 e promover experiências de aprendizagem significativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-04-15T17:32:26Z No. of bitstreams: 1 BLACK.pdf: 4974986 bytes, checksum: a621b4c32ef3dc6b25197a4b9a90436b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-17T12:32:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BLACK.pdf: 4974986 bytes, checksum: a621b4c32ef3dc6b25197a4b9a90436b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-17T12:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BLACK.pdf: 4974986 bytes, checksum: a621b4c32ef3dc6b25197a4b9a90436b (MD5) Previous issue date: 2024-03-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectScratchpt_BR
dc.titleScratch como ferramenta para o ensino de frações: aprendizagem criativa e desenvolvimento de pilares do pensamento computacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BLACK.pdf4.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.