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Tipo: Dissertação
Título: Gestão democrática no contexto do projeto político pedagógico
Autor(es): Rosset, Alexsandro
Primeiro Orientador: Santos, Almir Paulo dos
Primeiro membro da banca: Costa, Daianny Madalena
Segundo membro da banca: Prsybyciem, Moises Marques
Terceiro membro da banca: Bagnara, Ivan Carlos
Resumo: A presente dissertação trata sobre a gestão democrática nos documentos expressos do Projeto Político Pedagógico. O objetivo central da pesquisa constitui-se em analisar a presença do conceito de gestão democrática e suas características nos PPPs das escolas da rede municipal de Passo Fundo/RS. Para cumprir o objetivo central da pesquisa fez-se necessário estabelecer alguns objetivos específicos, sendo estes: descrever um aporte teórico referente às temáticas da democracia e do PPP, assinalando a presença da gestão democrática; indicar os conceitos de gestão democrática apresentados nos PPPs e, analisar evidências teóricas das práticas de gestão democráticas na implementação e execução do PPP no contexto da gestão escolar, seus avanços e desafios, em escolas municipais da rede de ensino do município de Passo Fundo/RS. Como produto educacional produziu-se um E-book acerca da relação do PPP com a gestão democrática. Os conceitos fundamentais da pesquisa foram tratados a partir de autores que contribuíram com a discussão teórica e científica, estando entre eles Platão (2012), Aristóteles (1998), Norberto Bobbio (2002) e Dewey (1979) por abordarem o conceito de democracia; Freire (2001, 2020 e 2021), Gadotti (1995, 2011), Veiga (2001, 2008, 2013) e Libâneo (2017) por discorrerem sobre o Projeto Político Pedagógico. A pesquisa produzida é de natureza qualitativa e realizou-se a partir de uma análise da presença do conceito de gestão democrática e suas características, utilizadas na elaboração dos PPPs das 35 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Passo Fundo/RS, sendo especificamente aquelas que atendem do 6º ao 9º ano. A construção dos dados deu-se pela leitura e interpretação de todos os 35 PPPs visando identificar características da gestão democrática expressas com clareza e intencionalidade e, em seguida, a exploração de citações espontâneas sobre o tema. A análise dos dados construídos ao longo da pesquisa aponta para um conceito de gestão democrática sinalizada com definição em 49% das escolas, ou seja, praticamente a metade consegue demonstrar entendimento do que se trata, porém apenas 11 conseguiram apresentar uma boa elaboração e, somente 5 incluíram autores específicos. O entendimento da gestão democrática perpassa pela categoria da participação, denotando uma grande vontade de efetivação, mas ainda com certa dificuldade de elaboração conceitual. Conclui-se, portanto, que a gestão democrática inserida no PPP é fundamental para o ordenamento dos processos educativos, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo, mas apresentou-se de forma tímida, pouco intencional e, sugere-se um investimento mais significativo em sua elaboração conceitual dentro dos Projetos Políticos Pedagógicos em questão.
Abstract/Resumen: The current dissertation concerns itself with the democratic management within the expressed documents of the Pedagogical Political Project. The central aim of the research lies in analyzing the presence of the concept of democratic management and its characteristics within the PPPs of Passo Fundo/RS municipal schools. To fulfill the central objective of the research, it became necessary to establish some specific goals, namely: describing a theoretical framework regarding the themes of democracy and of the PPP, noting the presence of democratic management; indicating the concepts of democratic management presented in the PPPs, and analyzing theoretical evidence of democratic management practices in the implementation and execution of the PPP within the context of school management, its advances, and challenges, in municipal schools of the education network of the municipality of Passo Fundo/RS. As an educational product, an E-book was produced regarding the relationship between the PPP and democratic management. The fundamental concepts of the research were addressed based on authors who contributed to the theoretical and scientific discussion, including Plato (2012), Aristotle (1998), Norberto Bobbio (2002), and Dewey (1979) for their discussion on the concept of democracy; Freire (2001, 2020, and 2021), Gadotti (1995, 2011), Veiga (2001, 2008, 2013), and Libâneo (2017) for their discussions about the Pedagogical Political Project. The research conducted is qualitative in nature and was carried out through an analysis of the presence of the concept of democratic management and its characteristics, used in the elaboration of the PPPs of the 35 Municipal Elementary Schools (EMEFs) of Passo Fundo/RS, specifically those catering to grades 6 through 9. Data construction was accomplished through the reading and interpretation of all 35 PPPs aiming to identify characteristics of democratic management expressed clearly and intentionally, followed by the exploration of spontaneous mention of the subject. The analysis of the data raised throughout the research points to a concept of democratic management indicated with definition in 49% of the schools, meaning that practically half are able to demonstrate an understanding of what it entails, but only 11 managed to present a good elaboration, and only 5 included specific authors. The understanding of democratic management permeates through the participation category, denoting a strong desire for implementation, but still with some difficulty in conceptual elaboration. Therefore, it is concluded that the democratic management inserted into the PPP is fundamental for the organization of educational processes, promoting an inclusive and collaborative environment, but it was presented in a timid, less intentional manner, suggesting a more significant investment in its conceptual elaboration within the Pedagogical-Political Projects in question.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
gestão democrática
participação
escola
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7525
Data do documento: Fev-2024
Nível: Mestrado
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