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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Almir Paulo dos | - |
dc.creator | Sponchiado, Laercio Francisco | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-22T17:26:05Z | - |
dc.date.available | 2025-04-22 | - |
dc.date.available | 2024-04-22T17:26:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531 | - |
dc.description.resumo | Neste artigo abordaremos a gestão escolar a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos de 20 escolas estaduais situadas no município de Erechim, região norte do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar como a gestão democrática está expressa no âmbito dos PPPs e como ela contribui para a prática democrática e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Utilizamos a metodologia qualitativa e quantitativa, partindo da análise documental dos PPPs das escolas, tendo como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa os autores: Bardin (2011); Freire (1987); Guareschi (1995); Libâneo (2017); Lück (2009); Mészáros (2008); Oliveira (2009); Oliveira, Moraes e Dourado (2023); Paro (2000); Sander (2005); Souza (2009); Sulzbach (2023); Vasconcellos (2019); Veiga (2008; 2009; 2013) e Rosset (2023). Os resultados revelam que os PPPs das escolas carecem de uma fundamentação mais profunda em relação à gestão democrática, pois mesmo presente na maioria desses documentos, ainda se apresenta de forma superficial. A partir daí, inferimos que os PPPs são documentos importantes para fundamentar a prática da gestão escolar democrática, mas pouco impactam numa maior participação dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-19T13:21:31Z No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 586891 bytes, checksum: cbd90e4d9206fc687d766c50e6e08a9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-22T17:26:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 586891 bytes, checksum: cbd90e4d9206fc687d766c50e6e08a9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-04-22T17:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 586891 bytes, checksum: cbd90e4d9206fc687d766c50e6e08a9b (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projeto Político-Pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.title | Gestão democrática: da escola que temos à escola que queremos | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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