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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.creatorSponchiado, Laercio Francisco-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-04-22T17:26:05Z-
dc.date.available2025-04-22-
dc.date.available2024-04-22T17:26:05Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531-
dc.description.resumoNeste artigo abordaremos a gestão escolar a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos de 20 escolas estaduais situadas no município de Erechim, região norte do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar como a gestão democrática está expressa no âmbito dos PPPs e como ela contribui para a prática democrática e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Utilizamos a metodologia qualitativa e quantitativa, partindo da análise documental dos PPPs das escolas, tendo como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa os autores: Bardin (2011); Freire (1987); Guareschi (1995); Libâneo (2017); Lück (2009); Mészáros (2008); Oliveira (2009); Oliveira, Moraes e Dourado (2023); Paro (2000); Sander (2005); Souza (2009); Sulzbach (2023); Vasconcellos (2019); Veiga (2008; 2009; 2013) e Rosset (2023). Os resultados revelam que os PPPs das escolas carecem de uma fundamentação mais profunda em relação à gestão democrática, pois mesmo presente na maioria desses documentos, ainda se apresenta de forma superficial. A partir daí, inferimos que os PPPs são documentos importantes para fundamentar a prática da gestão escolar democrática, mas pouco impactam numa maior participação dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-19T13:21:31Z No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 586891 bytes, checksum: cbd90e4d9206fc687d766c50e6e08a9b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-04-22T17:26:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SPONCHIADO.pdf: 586891 bytes, checksum: cbd90e4d9206fc687d766c50e6e08a9b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleGestão democrática: da escola que temos à escola que queremospt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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