Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531
Type: Artigo Cientifico
Título : Gestão democrática: da escola que temos à escola que queremos
Author: Sponchiado, Laercio Francisco
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
Resume: Neste artigo abordaremos a gestão escolar a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos de 20 escolas estaduais situadas no município de Erechim, região norte do Rio Grande do Sul. O objetivo é analisar como a gestão democrática está expressa no âmbito dos PPPs e como ela contribui para a prática democrática e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Utilizamos a metodologia qualitativa e quantitativa, partindo da análise documental dos PPPs das escolas, tendo como arcabouço teórico que sustenta a pesquisa os autores: Bardin (2011); Freire (1987); Guareschi (1995); Libâneo (2017); Lück (2009); Mészáros (2008); Oliveira (2009); Oliveira, Moraes e Dourado (2023); Paro (2000); Sander (2005); Souza (2009); Sulzbach (2023); Vasconcellos (2019); Veiga (2008; 2009; 2013) e Rosset (2023). Os resultados revelam que os PPPs das escolas carecem de uma fundamentação mais profunda em relação à gestão democrática, pois mesmo presente na maioria desses documentos, ainda se apresenta de forma superficial. A partir daí, inferimos que os PPPs são documentos importantes para fundamentar a prática da gestão escolar democrática, mas pouco impactam numa maior participação dos agentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Palabras clave : Projeto Político-Pedagógico
Escola
Comunidade
Gestão democrática
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7531
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SPONCHIADO.pdf573,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.