Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7548
Tipo: Monografia
Título: Pinturas corporais Guarani Mbya e seus significados: uma reflexão a partir dos saberes ancestrais nas Tekoa Palmeirinha e Rio D’Areia, Paraná
Autor(es): Veríssimo, Jocelina
Primeiro Orientador: Marcon, Fernanda
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender quais são as pinturas corporais guarani mbya, seus significados e sua influência na preservação da cultura nas aldeias de Palmeirinha, localizada na Terra Indígena Mangueirinha, e na aldeia Rio D’Areia, da Terra Indígena Rio D’Areia, ambas localizadas no estado do Paraná. Sabe-se que a pintura corporal é muito importante para a cultura guarani mbya, mas vem sofrendo uma diminuição em seu uso por falta de interesse dos mais jovens e das comunidades, além da perda dos saberes dos mais velhos, que se vão com o passar do tempo. A pesquisa foi desenvolvida por uma pesquisadora guarani mbya e, nesse sentido, possui uma dimensão ética e política que teve por objetivo investigar os significados e experiências dos Guarani Mbya com relação à pintura corporal, dando visibilidade e reconhecimento aos saberes dos mais velhos. A pesquisa teve abordagem qualitativa, com realização de observação participante e entrevistas semiestruturadas, além de revisão bibliográfica sobre o tema. Partindo da hipótese de que o conhecimento sobre as pinturas corporais é fundamental para a preservação da cultura Guarani Mbya, a pesquisa observou as diferentes formas de uso das pinturas, seus significados e os materiais utilizados, além de procurar compreender sua inserção nas comunidades observadas e os motivos pelos quais muitos Guarani Mbya, sobretudo os mais jovens, deixaram de utilizá-las ou não sabem sobre seus significados e importância. Com relação aos resultados, entende-se que a pesquisa produziu um importante registro a respeito das percepções e saberes sobre a pintura corporal entre os Guarani Mbya das aldeias de Palmeirinha e Rio D’Areia, contribuindo para a reflexão dos povos indígenas sobre as transformações em seus modos de vida e práticas culturais e revelando a importância da relação entre ancestralidade e conhecimento para os Guarani Mbya. Além disso, a pesquisa contribui para o campo dos estudos da etnologia indígena brasileira, trazendo a perspectiva e a reflexão de uma pesquisadora indígena com relação a questões teóricas centrais ao campo, tais como a arte e a cosmologia indígenas.
Abstract/Resumen: This research sought to understand what are Guarani Mbya body paintings, their meanings and their influence on the preservation of culture in the villages of Palmeirinha, located in the Mangueirinha Indigenous Land, and in the Rio D'Areia village, in the Rio D'Areia Indigenous Land, both located in the state of Parana. It is known that body painting is very important for the Guarani Mbya culture, but its use has been declining due to a lack of interest among younger people and communities, in addition to the loss of knowledge among older people, who are disappearing as time passes of time. The research was developed by a Guarani Mbya researcher and, in this sense, has an ethical and political dimension that aimed to investigate the meanings and experiences of the Guarani Mbya in relation to body painting, giving visibility and recognition to the knowledge of their elders. The research had a qualitative approach, with participant observation and semi-structured interviews, in addition to a literature review on the subject. Starting from the hypothesis that knowledge about body paintings is fundamental for the preservation of the Guarani Mbya culture, the research observed the different ways in which the paintings were used, their meanings and the materials used, in addition to seeking to understand their insertion in the observed communities and the reasons why many Guarani Mbya, especially the younger ones, no longer use them or do not know about their meanings and importance. Regarding the results, it is understood that the research produced an important record regarding the perceptions and knowledge about body painting among the Guarani Mbya from the villages of Palmeirinha and Rio D'Areia, contributing to the reflection of indigenous peoples on the transformations in their ways of life and cultural practices and revealing the importance of the relationship between ancestry and knowledge for the Guarani Mbya. Furthermore, the research contributes to the field of Brazilian indigenous ethnology studies, bringing the perspective and reflection of an indigenous researcher in relation to theoretical issues central to the field, such as indigenous art and cosmology.
Palavras-chave: Pintura em corpo humano
Guarani
Arte indígena
Genealogia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7548
Data do documento: 2024
Aparece nas coleções:Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERÍSSIMO.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.