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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7550
Type: | Monografia |
Título : | Maternidade acadêmica: limites e desafios na Universidade Federal da Fronteira Sul |
Author: | Silva, Ana Paula Borba da |
First advisor: | Marcon, Fernanda |
Resume: | Este trabalho de conclusão de curso buscou compreender o impacto da maternidade sobre as experiências de estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul/PR. Sabe-se que a maternidade produz desigualdades notáveis na vida e na produção acadêmica não apenas de estudantes, mas também entre docentes e pesquisadoras. Extensa literatura tem apontado as dificuldades de ingresso, permanência e avanço na carreira acadêmica em decorrência da histórica desigualdade de gênero nesse contexto. Parte-se da hipótese de que a maternidade tem um impacto significativo sobre as experiências de estudantes mães, desde o seu desempenho acadêmico, permanência, até as relações interpessoais e saúde mental. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, com realização de pesquisa de campo com observação participante, realização de entrevistas abertas com estudantes mães, uso de dados secundários produzidos pela Assessoria de Assuntos Estudantis (ASSAE) da UFFS, além de revisão bibliográfica sobre o tema. Os resultados da pesquisa demonstraram um aprofundamento sobre a realidade destas estudantes na UFFS, destacando seus principais desafios e demandas ao exercer a maternidade durante o período acadêmico. Os dados contribuem para uma compreensão mais completa dos obstáculos enfrentados por esse grupo específico de estudantes universitárias. |
Resumen : | This graduation completion work sought to understand the impact of motherhood on the experiences of students at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul/PR. It is known that motherhood produces notable inequalities in the lives and academic production not only of students, but also among professors and researchers. Extensive literature has highlighted the difficulties of entering, remaining and advancing in an academic career due to the historical gender inequality in this context. It is based on the hypothesis that motherhood has a significant impact on the experiences of student mothers, from their academic performance, retention, to interpersonal relationships and mental health. The research methodology was qualitative, with field research carried out with participant observation, open interviews with student mothers, use of secondary data produced by the Student Affairs Office (ASSAE) at UFFS, in addition to a bibliographic review on the topic.The research results demonstrated an in-depth look at the reality of these students at UFFS, highlighting their main challenges and demands when carrying out motherhood during the academic period. The data contributes to a more complete understanding of the obstacles faced by this specific group of female college students. |
Palabras clave : | Maternidade Estudantes universitários Laranjeiras do Sul (PR) |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Laranjeiras do Sul |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7550 |
Fecha de publicación : | 2024 |
Aparece en las colecciones: | Educação do Campo - Ciências Sociais e Humanas |
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