Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7568
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.creatorBertolassi, Jonas Antônio-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-05-02T18:17:14Z-
dc.date.available2025-04-25-
dc.date.available2024-05-02T18:17:14Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7568-
dc.description.resumoConsiderando a dificuldade que a escola contemporânea atravessa quanto a propiciar o autoconhecimento, faz-se relevante tratar da educação emocional no contexto educacional. Partindo dessa realidade, emerge a temática deste estudo voltada à educação emocional e seus benefícios nos contextos de formação continuada de professores. Entrelaçado a essa temática, surge a problemática desta investigação: quais os benefícios da educação emocional para o contexto de formação continuada de professores e as possíveis ações pedagógicas a serem praticadas pelos gestores para o desenvolvimento de uma ambiência laboral humana e ética? Tal problema evidencia que o professor precisa ser considerado em todas suas dimensões: pessoal, social e profissional. Nessa perspectiva, adjunto à problemática, definimos o objetivo geral de identificar os benefícios da educação emocional para o contexto de formação continuada de professores, elencando possíveis ações pedagógicas a serem praticadas pelos gestores para o desenvolvimento de uma ambiência laboral humana e ética. Para alcançar esse objetivo, a metodologia enquadrou-se em um estudo bibliográfico. A pesquisa de cunho bibliográfico amparou-se, num primeiro momento, em autores da área da educação e estudiosos da educação emocional, como Casassus (2009), Chabot e Chabot (2005), Marchesi (2008), Loss (2013, 2017), entre outros. Já em um segundo momento, o direcionamento da pesquisa bibliográfica foi voltado à análise da dissertação de mestrado do primeiro autor deste artigo, intitulada: Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais ensino fundamental em início e final de carreira. A análise foi, especificamente, nas falas coletadas das 14 professoras participantes da pesquisa, que retratam, por meio de suas percepções pessoais, as contribuições da educação emocional no âmbito educacional. Os resultados apontam muitos benefícios, dentre eles: ampliação das inteligências intra e interpessoal, aprimoramento da prática do diálogo e da empatia, fortalecimento das relações humanas, ressignificação da profissão, redução do mal-estar emocional na profissão docente, prevenção de doenças, principalmente psicológicas e mentais, desconstrução da concepção empírica de educação emocional como sinônimo de autoajuda, desconstrução dos ideais de formação continuada voltados, exclusivamente, à produtividade, entre outros. Concluímos que tais benefícios explicitam que a formação continuada precisa passar por um processo de reinvenção e reestruturação, no qual a educação emocional seja adotada como um mecanismo de ascensão para o bem-estar emocional na profissão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-04-29T12:14:02Z No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 531491 bytes, checksum: d0560241308196a6f08f01d3f3b5b3e7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-02T18:17:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 531491 bytes, checksum: d0560241308196a6f08f01d3f3b5b3e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-02T18:17:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERTOLASSI.pdf: 531491 bytes, checksum: d0560241308196a6f08f01d3f3b5b3e7 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducação Emocionalpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProcessos formativos e educativospt_BR
dc.titleGestão escolar e educação emocional: caminhos e possibilidades para uma ambiência laboral humana e éticapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BERTOLASSI.pdf519.03 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.