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Type: Artigo Cientifico
Title: Gestão escolar e educação emocional: caminhos e possibilidades para uma ambiência laboral humana e ética
Author: Bertolassi, Jonas Antônio
First advisor: Loss, Adriana Salete
Resume: Considerando a dificuldade que a escola contemporânea atravessa quanto a propiciar o autoconhecimento, faz-se relevante tratar da educação emocional no contexto educacional. Partindo dessa realidade, emerge a temática deste estudo voltada à educação emocional e seus benefícios nos contextos de formação continuada de professores. Entrelaçado a essa temática, surge a problemática desta investigação: quais os benefícios da educação emocional para o contexto de formação continuada de professores e as possíveis ações pedagógicas a serem praticadas pelos gestores para o desenvolvimento de uma ambiência laboral humana e ética? Tal problema evidencia que o professor precisa ser considerado em todas suas dimensões: pessoal, social e profissional. Nessa perspectiva, adjunto à problemática, definimos o objetivo geral de identificar os benefícios da educação emocional para o contexto de formação continuada de professores, elencando possíveis ações pedagógicas a serem praticadas pelos gestores para o desenvolvimento de uma ambiência laboral humana e ética. Para alcançar esse objetivo, a metodologia enquadrou-se em um estudo bibliográfico. A pesquisa de cunho bibliográfico amparou-se, num primeiro momento, em autores da área da educação e estudiosos da educação emocional, como Casassus (2009), Chabot e Chabot (2005), Marchesi (2008), Loss (2013, 2017), entre outros. Já em um segundo momento, o direcionamento da pesquisa bibliográfica foi voltado à análise da dissertação de mestrado do primeiro autor deste artigo, intitulada: Autopercepções emocionais de professores dos anos iniciais ensino fundamental em início e final de carreira. A análise foi, especificamente, nas falas coletadas das 14 professoras participantes da pesquisa, que retratam, por meio de suas percepções pessoais, as contribuições da educação emocional no âmbito educacional. Os resultados apontam muitos benefícios, dentre eles: ampliação das inteligências intra e interpessoal, aprimoramento da prática do diálogo e da empatia, fortalecimento das relações humanas, ressignificação da profissão, redução do mal-estar emocional na profissão docente, prevenção de doenças, principalmente psicológicas e mentais, desconstrução da concepção empírica de educação emocional como sinônimo de autoajuda, desconstrução dos ideais de formação continuada voltados, exclusivamente, à produtividade, entre outros. Concluímos que tais benefícios explicitam que a formação continuada precisa passar por um processo de reinvenção e reestruturação, no qual a educação emocional seja adotada como um mecanismo de ascensão para o bem-estar emocional na profissão docente.
Keywords: Educação Emocional
Formação continuada
Processos formativos e educativos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7568
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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