Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7571
Type: Artigo Cientifico
Title: A gestão democrática na escola e a saúde mental do professor
Author: Worst, Sabrina Mara
First advisor: Prsybyciem, Moises Marques
Resume: O número de professores afastados por questões psicológicas e psiquiátricas tem aumentado nos últimos anos. As discussões sobre o processo de saúde e adoecimento no ambiente escolar são fundamentais. Sabe-se que a qualidade de saúde mental pode ser melhorada quando o trabalhador se sente pertencente ao coletivo no trabalho e encontra ali um espaço que possa compartilhar suas ideias. Assim, este artigo tem objetivo de investigar a relação entre a saúde mental do professor (principais motivos apontados como fonte de adoecimento) e a gestão democrática como possibilidade para um espaço reflexivo e participativo na escola que pode ser produtor de saúde mental. A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa e uma pesquisa bibliográfica em relação ao seu objeto de investigação. Os resultados mostram que o cansaço, estresse, questões politicas e culturais da organização, insegurança, sobrecarga por questões de gênero, pandemia pela Covid-19 e a falta de reconhecimento são motivos que levam o professor ao adoecimento mental. Por fim traz-se a discussão da necessidade de se pensar sobre a saúde metal dos professores, e que a gestão democrática pode ser um caminho para levar o sujeito a se sentir parte da escola na tomada de decisões e construção coletiva, contruibuindo assim para a saúde na escola.
Abstract: The number of teachers on leave due to psychological and psychiatric issues has increased in recent years. Discussions about the health and illness process in the school environment are fundamental. It is known that the quality of mental health can be improved when workers feel like they belong to the collective at work and find a space where they can share their ideas. Thus, this article aims to investigate the relationship between the teacher's mental health (main reasons cited as a source of illness) and democratic management as a possibility for a reflective and participatory space at school that can produce mental health. The methodology used consisted of a qualitative approach and bibliographical research in relation to its object of investigation. The results show that fatigue, stress, political and cultural issues of the organization, insecurity, overload due to gender issues, the Covid-19 pandemic and lack of recognition are reasons that lead teachers to become mentally ill. Finally, there is a discussion of the need to think about the health of teachers, and that democratic management can be a way to make the subject feel part of the school in decision-making and collective construction, thus contributing to the health at school.
Keywords: Gestão democrática
Saúde Mental
Professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7571
Issue Date: Apr-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WORST.pdf261.71 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.