Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7607
Tipo: Dissertação
Título: A dimensão espacial da condição juvenil e projetos de vida: uma análise da política curricular catarinense no contexto da reforma do ensino médio
Autor(es): Souza, Jonathan Alisson dos Santos
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Primeiro membro da banca: Callai, Helena Copetti
Segundo membro da banca: Azevedo, Sandra de Castro de
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender em que medida a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e, em particular, a política curricular catarinense, no que diz respeito à sua concepção de Projeto de Vida, abre caminhos para considerar a dimensão espacial da condição juvenil nos processos de ensinar e aprender. O presente estudo foi realizado em contexto de implantação da reforma do ensino médio sancionada pela Lei 13.415/17. A pesquisa articula conceitos de espaço, educação, condição juvenil e políticas públicas educacionais, buscando compreender impactos da reforma supramencionada e, em especial, desdobramentos acerca do componente curricular projeto de vida na formação das juventudes. Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu análise de conteúdo, baseada em Bardin (1977), tendo como foco documental a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); o Currículo Base do Ensino Médio do Território Catarinense (CBEMTC) e o caderno intitulado Roteiros Pedagógicos do estado de Santa Catarina. Envolveu cotejamento e análise de unidades de conteúdo em diálogo com diferentes aportes teórico-conceituais. Reflexões sobre as interfaces entre a dimensão espacial da condição juvenil e projeto de vida. Procuramos argumentar sobre como a política curricular que sustenta o novo Ensino Médio, especialmente o caso catarinense, assume papel cínico frente a função social da educação na formação de nível médio das juventudes em que o componente curricular projeto de vida foi produzido como ferramenta estratégica para manutenção da (re)produção capitalista do espaço. Buscamos sustentar a compreensão de que o trabalho pedagógico com projeto de vida na perspectiva proposta pela reforma em curso, induz a formação das juventudes para uma cidadania neoliberal. Mesmo quando seus textos dão pistas de reconhecimento da diversidade e das desigualdades que marcam a condição juvenil e suas espacialidades.
Abstract/Resumen: This research aims to understand to what extent the Common National Curricular Base of High School Education, and particularly the curricular policy of the state of Santa Catarina, concerning its conception of Life Project, paves the way to consider the spatial dimension of youth condition in the processes of teaching and learning. This study was conducted in the context of the implementation of the high school reform sanctioned by Law 13.415/17. The research articulates concepts of space, education, youth condition, and educational public policies, seeking to understand the impacts of the aforementioned reform and, especially, the developments regarding the curricular component of life project in the formation of youth. Methodologically, the research developed content analysis, based on Bardin (1977), focusing on documentary sources such as the Common National Curricular Base (BNCC); the Base Curriculum of High School Education of the Santa Catarina Territory (CBEMTC); and the booklet entitled "Pedagogical Scripts" from the state of Santa Catarina. It involved comparison and analysis of content units in dialogue with different theoretical-conceptual contributions. Reflections on the interfaces between the spatial dimension of youth condition and life project were made. We argue how the curricular policy that supports the new High School Education, especially in the case of Santa Catarina, assumes a cynical role in the face of the social function of education in the high school formation of youth, where the curricular component of life project was produced as a strategic tool for maintaining the capitalist (re)production of space. We seek to support the understanding that pedagogical work with life project from the perspective proposed by the ongoing reform induces the formation of youth towards a neoliberal citizenship, even when their texts provide clues for recognizing the diversity and inequalities that mark the youth condition and its spatialities.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Política educacional
Base Nacional Comum Curricular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7607
Data do documento: 24-Fev-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.