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Type: Monografia
Título : Avaliação do julgamento clínico de enfermeiros na aplicação das etapas do processo de enfermagem na atenção oncológica
Author: Agazzi, Sara Leticia
First advisor: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Haag, Fabiana Brum
metadata.dc.contributor.referee1: Bachion, Maria Márcia
metadata.dc.contributor.referee2: Parker, Alexander Garcia
Resume: Para o triênio de 2023-2025, estima-se a ocorrência de 704 mil casos novos de câncer no Brasil. Estes indivíduos apresentarão repostas humanas que necessitarão de intervenções de enfermagem, portanto, estudos que avaliam a habilidade de julgamento clínico do enfermeiro na atenção ao câncer são relevantes, visando melhorar a resposta clínica dos enfermeiros no caminho traçado por estes pacientes, ao serem diagnosticados, tratados e reabilitados. O Processo de Enfermagem (PE) é a metodologia que sistematiza o cuidado de enfermagem, desta forma, na aplicação das etapas do PE, imbricam-se processos cognitivos os quais, pensamento crítico e raciocínio clínico são exercitados e exibem a fluência do enfermeiro no desenvolvimento do julgamento clínico. Objetivo: comparar o desempenho do julgamento clínico de enfermeiros da área oncológica de um serviço hospitalar antes e após uma intervenção educativa. Método: Trata-se de um estudo com delineamento quase experimental, tipo antes e depois com intervenção de sensibilização/aperfeiçoamento, o estudo realizou-se nos setores que contemplam a oncologia de um Hospital filantrópico habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia - UNACON. A coleta de dados foi realizada em dois tempos, por meio do instrumento Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR) antes e depois de uma intervenção. Este instrumento é validado no Brasil, e está estruturado a partir das fases, reconhecimento, interpretação, resposta e reflexão e possui 11 dimensões distribuídas nestas fases. As variáveis qualitativas foram descritas em porcentagem e números inteiros, enquanto que as variáveis quantitativas foram descritas por meio de média e desvio padrão. Para comparar o antes e depois na amostra estudada, foi utilizado o teste t de Student pareado. Foram consideradas estatisticamente significativas as diferenças em que a probabilidade de rejeição da hipótese de nulidade for menor que 5% (p≤0,05). Resultados: Participaram do estudo 12 enfermeiros dos setores da oncologia, 5 da internação oncológica I e II, sendo 1 enfermeira trainee, 1 do ambulatório de quimioterapia, 1 da radioterapia e 5 da internação pediátrica oncológica, sendo 1 enfermeira trainee. A diferença entre as médias antes e após a intervenção apresentaram significância para as dimensões do LCJR, priorização de dados (p=0,001), compreensão de dados (p=0,017) e intervenção bem planejada (p=0,002) após a realização da intervenção/sensibilização. Conclusão: conclui-se que os profissionais apresentaram melhora em três dimensões após a intervenção de sensibilização, demonstrando assim, a necessidade dos serviços de saúde em estimularem e realizarem intervenções no que diz respeito a realização do Processo de Enfermagem para assim, aperfeiçoar o julgamento clinico dos enfermeiros, contribuindo para uma melhor assistência prestada ao paciente com câncer.
Resumen : For the three-year period 2023-2025, it is estimated that there will be 704,000 new cases of cancer in Brazil. These individuals will present human responses that will require nursing interventions. Therefore, studies that evaluate nurses' clinical judgment skills in cancer care are relevant in order to improve nurses' clinical response to the path taken by these patients when they are diagnosed, treated and rehabilitated. The Nursing Process (NP) is the methodology that systematizes nursing care, thus, in the application of the NP stages, cognitive processes are imbricated in which critical thinking and clinical reasoning are exercised and show the nurse's fluency in the development of clinical judgment. Objective: To compare the clinical judgment performance of oncology nurses in a hospital service before and after an educational intervention. Method: This is a quasi-experimental, before-and-after study with an awareness-raising/improvement intervention. The study took place in the oncology sectors of a philanthropic hospital qualified as a High Complexity Oncology Care Unit (UNACON). Data was collected in two stages using the Lasater Clinical Judgment Rubric (LCJR) before and after an intervention. This instrument has been validated in Brazil and is structured around the phases of recognition, interpretation, response and reflection, with 11 dimensions distributed across these phases. The qualitative variables were described in percentages and whole numbers, while the quantitative variables were described using the mean and standard deviation. The paired Student's t-test was used to compare before and after in the sample studied. Differences where the probability of rejecting the null hypothesis was less than 5% (p≤0.05) were considered statistically significant. Results: 12 nurses from the oncology sectors took part in the study, 5 from the oncology inpatient unit I and II, 1 of whom was a trainee nurse, 1 from the chemotherapy outpatient unit, 1 from radiotherapy and 5 from the pediatric oncology inpatient unit, 1 of whom was a trainee nurse. The difference between the means before and after the intervention was significant for the dimensions of the LCJR, data prioritization (p=0.001), data comprehension (p=0.017) and well-planned intervention (p=0.002) after the intervention/awareness-raising. Conclusion: It can be concluded that the professionals showed improvement in three dimensions after the awareness-raising intervention, thus demonstrating the need for health services to stimulate and carry out interventions with regard to carrying out the Nursing Process in order to improve the clinical judgment of nurses, contributing to better care provided to cancer patients.
Palabras clave : Oncologia
Enfermagem
Processos neoplásicos
Neoplasias
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7615
Fecha de publicación : 6-dic-2023
Aparece en las colecciones: Enfermagem

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