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Tipo: Monografia
Título: Desvelando o comportamento de crianças que vivem em situação de violência por meio do brinquedo terapêutico dramático
Autor(es): Chiavon, Susane Dal
Primeiro Orientador: Brum, Crhis Netto de
Primeiro coorientador: Léo, Marcela Martins Furlan de
Primeiro membro da banca: Potrich, Tassiana
Segundo membro da banca: Lorentz, Willian
Resumo: A saúde emocional na infância, especialmente quando perpassada por situações de violência, passou a exigir uma maior atenção dos profissionais da saúde, em especial do Enfermeiro, o qual comumente tem mais contato com os usuários. Como possibilidade terapêutica para essas situações tem-se o brinquedo terapêutico dramático, o qual tem sido usado como estratégia para minimizar os agravos de sentimentos e comportamentos desagradáveis. Assim, o presente trabalho teve como pergunta de pesquisa: como o Brinquedo Terapêutico Dramático auxilia no comportamento de crianças em situação de violência? E como objetivo: compreender como o brinquedo terapêutico dramático auxilia no comportamento de crianças em situação de violência. Para isso, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa e método descritivo. O estudo foi realizado no Serviço de Acolhimento Institucional do Município de Chapecó, Santa Catarina, entre julho e outubro de 2023. Foram realizadas no estudo seis sessões de BTD com 3 crianças de ambos os sexos, em idade escolar (6 a 12 anos). Como critério de exclusão, considerou-se as crianças que não estiveram presentes na instituição no período da coleta dos dados, por estarem na escola ou em alguma outra atividade, e crianças que ingressaram na instituição após o início da coleta dos dados. Os dados foram produzidos por meio de anotações em diário de campo, roteiro de entrevista com as crianças e gravações e transcrições de áudio. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Ainda, a presente pesquisa respeitou as normas e diretrizes da Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466 de 2012 e possui CAAE de número 69652423.6.0000.5564 e parecer de número 6.114.952. Durante as aplicações do BTD, observou-se quatro categorias de comportamento: Comportamentos de agressão, em que as crianças apresentaram momentos de agressividade com a pesquisadora ou com os brinquedos, simulando situações de violência como usar armas para atirar na pesquisadora e bater os brinquedos no chão; Comportamentos de expressão verbal, onde as crianças verbalizaram situações em que foram vítimas de violências, evitaram falar sobre assuntos dolorosos, normalmente relacionado com algum familiar, expressaram-se gritando ou com irritação, especialmente ao falarem sobre suas famílias e a possibilidade de retornarem a conviver com elas, e demonstram sentimento de culpa, como se fossem responsáveis pelas situações de violência a que foram acometidos; Comportamentos de movimentação do corpo, na qual as crianças apresentavam tremores e expressões de medo ou paravam de brincar, e movimentavam-se para mudar de lugar ou de brincadeira, especialmente ao falarem sobre assuntos que lhes causavam ansiedade e medo; e Comportamentos de expressão de emoções, em que as crianças apresentara emoções agradáveis e desagradáveis por meio de risos e sorrisos, fácies de nojo e tristeza, e expressando sentirem-se cuidadas ou desejosas para cuidar, relacionado a momentos onde contavam lembranças positivas e negativas e falavam sobre os locais em que atualmente convivem. Dentre os comportamentos mais presentes identificados nesse estudo, encontram-se aqueles relacionados à raiva e agressividade, tristeza, culpa, medo e ansiedade. O BTD mostrou-se um instrumento capaz de auxiliar na expressão, percepção e regulação desses sentimentos.
Abstract/Resumen: Emotional health in childhood, especially when permeated by situations of violence, began to require greater attention from health professionals, especially nurses, who commonly have more contact with users. As a therapeutic possibility for these situations, dramatic therapeutic play is a strategy to minimize the aggravation of unpleasant feelings and behaviors. Thus, the present work had as its research question: how does Dramatic Therapeutic Play help the behavior of children in situations of violence? And the objective: to understand how dramatic therapeutic toys help the behavior of children in situations of violence. To this end, research using a qualitative approach and descriptive method was carried out. The study was carried out at the Institutional Reception Service of the Municipality of Chapecó, Santa Catarina, between July and October 2023. Six DTP sessions were carried out in the study with 3 children of both sexes, of school age (6 to 12 years old). As an exclusion criterion, children who were not present at the institution during the data collection period, because they were at school or in some other activity, and children who joined the institution after the start of data collection were considered. The data was produced through notes in a field diary, an interview guide with the children and audio recordings and transcriptions. The data were analyzed using Bardin's content analysis. Furthermore, this research respected the standards and guidelines of National Health Council Resolution No. 466 of 2012 and has CAAE number 69652423.6.0000.5564 and opinion number 6.114.952. During the BTD applications, four categories of behavior were observed: Aggressive behaviors, in which the children showed moments of aggression towards the researcher or the toys, simulating situations of violence such as using weapons to shoot the researcher and hitting the toys on the floor; Verbal expression behaviors, where children verbalized situations in which they were victims of violence, avoided talking about painful subjects, usually related to a family member, expressed themselves by shouting or with irritation, especially when talking about their families and the possibility of returning to live together with them, and demonstrate a feeling of guilt, as if they were responsible for the situations of violence to which they were subjected; Body movement behaviors, in which children showed tremors and expressions of fear or stopped playing, and moved to change places or play, especially when talking about topics that caused them anxiety and fear; and Emotion expression behaviors, in which children presented pleasant and unpleasant emotions through laughter and smiles, disgust and sadness, and expressing feeling cared for or wanting to be cared for, related to moments where they told positive and negative memories and They talked about the places they currently live. Among the most common behaviors identified in this study are those related to anger and aggression, sadness, guilt, fear and anxiety. The BTD proved to be an instrument capable of assisting in the expression, perception and regulation of these feelings.
Palavras-chave: Jogos
Violência
Crianças
Atenção à saúde
Vulnerabilidade
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7620
Data do documento: 30-Nov-2023
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