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Type: Monografia
Title: Processo de modelagem e avaliação da eficácia de um modelo de protocolo de intervenção assistida por animais para crianças com transtorno do espectro autista
Author: Longhinotti, Josiane Karoline
First advisor: Potrich, Tassiana
metadata.dc.contributor.referee1: Brum, Crhis Netto de
metadata.dc.contributor.referee2: Conceição, Vander Monteiro da
Resume: Crianças que vivem dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em seu cotidiano de cuidado, perpassam por inúmeras terapias, dentre elas, destaca-se as Intervenções Assistidas por Animais (IAA). Estudos demonstram que as IAA contribuem na melhora da saúde e qualidade de vida destes e suas famílias. Para que essas práticas sejam realizadas com segurança, qualidade e eficácia, faz-se necessário conhecimentos específicos e a padronização destas intervenções. Nesse viés, o presente estudo buscou realizar a validação de conteúdo e a validação semântica do Programa de Intervenções Assistidas por Animais com crianças com Transtorno do Espectro Autista- PIAAC-TEA. Estudo metodológico baseado no Modelo de Intervenções Complexas da Medical Research Council que consiste em quatro etapas: identificação da evidência, identificação e desenvolvimento da teoria, processo de modelagem, avaliação da eficácia, sendo que este trabalho atendeu as duas últimas etapas. Ao total, participaram do estudo 33 profissionais, sendo 18 participantes profissionais na etapa de Processo de Modelagem e 15 juízes experts na Avaliação da Eficácia. Os dados foram coletados por meio de questionário online, de abril a novembro de 2023. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob parecer nº 5.901.331 e CAAE nº 65692722.1.0000.5564. A análise dos dados na fase de Processo de Modelagem foi realizada por meio do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), e na Avaliação da Eficácia a análise se deu pelo Índice de Concordância Semântica (ICS). Após a análise dos dados, constatou-se que todos os 18 itens que compõem o PIAAC-TEA versão 1 obtiveram concordância dentro do nível estabelecido (IVC ≥ 0,80), sendo avaliados como adequado pelos participantes profissionais. Atendeu-se às sugestões relacionadas a questões conceituais e melhor descrição de itens. Para atender aos itens de cuidados com o cão, foram construídos dois subitens: Seleção, Socialização e Treinamento do Animal e Avaliação do educador canino e da dupla do cão. Na versão 2 do Protocolo, todos os 21 itens que o compõem, foram validados pelos participantes juízes experts (ICS ≥ 0,80), sendo mantidos na versão final. Sendo assim, o Protocolo ficou composto dos seguintes itens: 1- Planejamento do Programa, 2- Planejamento da Sessão, 3- Implementação e 4- Notas de Campo e Avaliação de Resultados, o qual mostra-se adequado para aplicação no cenário proposto.
Abstract: Children living with Autism Spectrum Disorder (ASD) undergo numerous therapies in their day-to-day care, including Animal Assisted Interventions (AAI). Studies have shown that AAIs help to improve the health and quality of life of these individuals and their families. In order for these practices to be carried out safely, with quality and efficacy, specific knowledge and standardization of these interventions are necessary. With this in mind, this study sought to validate the content and the semantics of the Animal-Assisted Interventions Program for children with Autism Spectrum Disorder - PIAAC-TEA. The methodological study was based on the Medical Research Council's Complex Interventions Model, which consists of four stages: identification of evidence, identification and development of theory, modeling process and evaluation of effectiveness. A total of 33 professionals took part in the study, with 18 professional participants in the Modeling Process stage and 15 expert judges in the Evaluation of Effectiveness stage. Data was collected using an online questionnaire from April to November 2023. The project was approved by the Human Research Ethics Committee under opinion nº 5.901.331 and CAAE nº 65692722.1.0000.5564. Data analysis in the Modeling Process phase was carried out by calculating the Content Validity Index (CVI), and in the Effectiveness Assessment the analysis was carried out using the Semantic Concordance Index (SCI). After analyzing the data, it was found that all 18 items that make up the PIAAC-TEA version 1 obtained agreement within the established level (CVI ≥ 0.80), being assessed as adequate by the professional participants. Suggestions relating to conceptual issues and better description of items were met. To address the dog care items, two sub-items were constructed: Selection, Socialization and Training of the Animal and Evaluation of the canine educator and the dog's pair. In version 2 of the Protocol, all 21 items were validated by the expert judges (ICS ≥ 0.80) and were kept in the final version. Thus, the Protocol was composed of the following items: 1- Program Planning, 2- Session Planning, 3- Implementation and 4- Field Notes and Results Evaluation, which is suitable for application in the proposed scenario.
Keywords: Criança
Terapia assistida por animais
Transtorno do espectro autista
Técnicas psicoterapêuticas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7625
Issue Date: 6-Dec-2023
Appears in Collections:Enfermagem

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