Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7636
Type: Monografia
Title: Cotidiano de crianças em situação de vulnerabilidade: percepções a partir da cinoterapia
Author: Gadonski, Rafaela Márcia
First advisor: Brum, Crhis Netto de
metadata.dc.contributor.referee1: Potrich, Tassiana
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Viviane Ribeiro
Resume: Crianças em situação de vulnerabilidade possuem um olhar diferenciado ao ambiente escolar, sendo considerado um espaço de novas oportunidades, social, lazer e até mesmo de suas refeições diárias. Diante disso, destaca-se a Intervenção Assistida por Animais, possuindo diferentes modalidades, com grandes resultados positivos no ambiente escolar contribuindo para a aprendizagem e para a saúde da criança. Sendo assim, neste contexto, teve-se como objetivo compreender como as crianças em situação de vulnerabilidade percebem seu cotidiano a partir da inserção de um cachorro. Pesquisa qualitativa descritivo-exploratório realizada com 23 crianças na faixa etária entre 6 anos a 12 anos incompletos em uma Escola de Educação Básica de um Município da Região Oeste de Santa Catarina. A produção dos dados foi desenvolvida com auxílio de um cachorro, da cinoterapia mediada por fotos no mês de setembro a outubro de 2023. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo Temática conforme Minayo. A pesquisa respeitou os aspectos éticos das pesquisas com seres humanos, seguindo a Resolução 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde, sendo aprovada sob o parecer 6.165.993 e o número de CAAE 69740523.9.0000.5564 e aspectos éticos de pesquisas e ensino com animais atendendo à Lei 11.794/08, ao Decreto 6.899/09 e à Lei 9.605/98 da legislação brasileira. A partir da análise dos dados, emergiram três temas sejam eles: violência abrangendo psicológica, física, sexual, urbana e exposição de armas, insegurança alimentar moderada ou grave e o uso da cinoterapia. Relacionado a violência psicológica, as crianças em suas narrativas referem o uso de xingamentos e a maneira grosseira como os pais ou responsáveis agem com eles, quanto a violência física, surge como uma maneira punitiva às crianças, em que passam a replicar as mesmas ações com familiares, colegas e a comunidade. Referente a violência sexual, visto a desinformação, as crianças não conseguem identificar a situação que se encontra, tornando-o normal e repetindo as mesmas ações com outras pessoas, especialmente com outras crianças menores, direcionado a violência urbana, os participantes trouxeram pichações e depredações de espaços públicos. Acerca da exposição de arma de fogo, muitos participantes visualizaram alguma vez em sua vida e possuem conhecimento sobre os modelos existentes, também, referem brincadeiras que há o uso na vida real. Sobre o tema insegurança alimentar, é perceptível como as crianças referem a escola como um lugar para realizar suas refeições, especialmente, aqueles que se encontram em situação de fome. Em relação ao cão proporcionou às crianças bem-estar, segurança, descontração e melhora do humor no momento das atividades. Portanto, percebe-se o papel da escola às crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade, tornando-o uma rede de apoio e possibilitando uma perspectiva de futuro diferente de sua realidade. Relacionado ao cão, evidenciou os resultados das literaturas, em que há benefícios para a criança, especialmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Abstract: Children in situations of social vulnerability have a different view of the school environment, being considered a space of new opportunities, social, leisure and even their daily meals. In view of this, Animal Assisted Intervention stands out, having different modalities, with great positive results in the school environment, contributing to the child's learning and health. Therefore, in this context, the objective was to understand how children in situations of social vulnerability perceive their daily lives based on the inclusion of a dog. Qualitative descriptive-exploratory research carried out with 23 children aged between 6 years and 12 years in a Basic Education School in a Municipality in the Western Region of Santa Catarina. Data production was developed with the help of a dog, photo-mediated dog therapy in the month of September to October 2023. Thematic Content Analysis according to Minayo was used to analyze the data. The research respected the ethical aspects of research with human beings, following Resolution 196/1996 of the National Health Council, being approved under opinion 6,165,993 and CAAE number 69740523.9.0000.5564 and ethical aspects of research and teaching with animals attending to Law 11,794/08, Decree 6,899/09 and Law 9,605/98 of Brazilian legislation. From the data analysis, three themes emerged: violence covering psychological, physical, sexual, urban and exposure of weapons, moderate or severe food insecurity and the use of dog therapy. Related to psychological violence, children in their narratives refer to the use of swearing and the rude way in which parents or guardians act towards them, as for physical violence, it appears as a punitive way for children, in which they start to replicate the same actions with family, colleagues and the community. Regarding sexual violence, given the misinformation, children cannot identify the situation they are in, making it normal and repeating the same actions with other people, especially with other younger children, targeting urban violence, participants brought graffiti and depredations of public spaces. Regarding the firearm exhibition, many participants have seen it at some point in their lives and have knowledge about the existing models, they also mention games that are used in real life. On the topic of food insecurity, it is noticeable how children refer to school as a place to eat their meals, especially those who are hungry. In relation to the dog provided children with well-being, safety, relaxation and improved mood during activities. Therefore, the role of the school for children who are in vulnerable situations can be seen, making it a support network and enabling a future perspective that is different from their reality. Related to the dog, it highlighted the results of the literature, in which there are benefits for children, especially those who are in a vulnerable situation.
Keywords: Criança
Fotografia
Vulnerabilidade
Cinoterapia
Educação básica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7636
Issue Date: 7-Dec-2023
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GADONSKI.pdf2.65 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.