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Tipo: Monografia
Título: Saúde e qualidade de vida de pessoas LGBTQIAPN+: como compreendem e vivenciam o contexto universitário?
Autor(es): Gujel, Rafael
Primeiro Orientador: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Primeiro membro da banca: Araújo, Jeferson Santos
Segundo membro da banca: Luzardo, Adriana Remião
Resumo: (INTRODUÇÃO) Saúde e qualidade de vida, são aspectos vivenciais que estão em consonância, ao qual objetivam um bem-estar para a pessoa, no âmbito universitário pessoas LGBTQIAPN +, podem ter sua integridade prejudicada, ou não, por inúmeros motivos e experiências pessoais. Entender e identificar os anseios que estes indivíduos enfrentam no dia-a-dia é de suma importância para pensarmos em estratégias e intervenções que possam melhorar ainda mais a saúde e qualidade de vida dessas pessoas nesse ambiente, sempre em conformidade e baseados nas políticas públicas já existentes. (OBJETIVOS) O objetivo principal desta pesquisa é identificar como a população LGBTQIAPN + compreende e vivencia o contexto universitário, associado a sua saúde e qualidade de vida. Bem como, compreender o contexto e o cenário universitário, discutindo os conceitos de saúde e qualidade de vida para pessoas LGBTQIAPN +, compreender a relação entre o contexto universitário para esse público, identificando possíveis fragilidades e/ou potencialidades. (METODOLOGIA) Esta pesquisa seguirá a linha epistemológica emancipatória com um fundo compreensivista, com uma abordagem qualitativa. A amostragem foi realizada por método “bola de neve” (snowball), a finalização amostral se deu através da saturação teórica, sendo assim os resultados foram analisados através da análise de dados de acordo com Bardin. Foi aplicado um questionário semi-estruturado ao qual os participantes responderam através de uma reunião, respeitando todos os aspectos éticos, de inclusão e exclusão de participantes estabelecidos. (RESULTADOS E DISCUSSÃO) Ao entrevistar dezanove universitários LGBTQIAPN +, através da metodologia já descrita, podemos assim observar várias necessidades trazidas pelos mesmos, bem como as experiências vivenciais, ao qual podem ser diferentes de indivíduo para indivíduo, da mesma forma que fragilidades e potencialidades existentes no meio acadêmico de forma geral e específicas. Para analisar todos os dados coletados e transcritos foi dividido em quatro grandes categorias, sendo elas: “Categoria 1: Conhecendo a si próprio/a: quais as perspectivas sobre saúde, qualidade de vida e universidade?”; “Categoria 2: Itinerários (trans)formativos ou (in)visíveis: como a comunidade LGBTQIAPN+ está presente ou faz falta nos currículos de graduação?”; “Categoria 3: Tirando do armário: quais os prazeres e dissabores de ser LGBTQIAPN + universitário/a/e?”; e “Categoria 4: (Re)existindo como universitário/a LGBTQIAPN +: é possível ter saúde e qualidade de vida?”. Para além disso, pode-se observar como a percepção de saúde, qualidade de vida e outros pontos fundamentais se convergem com a literatura já existente, evidenciando assim a importância de um olhar integral a essa minoria social. (CONCLUSÃO) Apesar das dificuldades enfrentadas durante a pesquisa, salienta-se assim que realmente os universitários LGBTQIAPN + precisam de um pouco mais de atenção e de visibilidade dentro da universidade. Entende-se que cada indivíduo tem suas particularidades e seus objetivos de vida. Concluir uma graduação não é tarefa fácil, as pessoas passam por inúmeros desafios durante a jornada. Debater e explanar ainda mais, temas sobre essa comunidade é algo a ser pensado e trazido para a realidade do meio universitário independente do mês do ano.
Abstract/Resumen: (INTRODUCTION) Health and quality of life are experiential aspects that are in line, which aim to provide well-being for the person. In the university context, LGBTQIAPN+ people may have their integrity compromised, or not, for numerous reasons and personal experiences. Understanding and identifying the concerns that these individuals face on a daily basis is extremely important for us to think about strategies and interventions that can further improve the health and quality of life of these people in this environment, always in accordance with and based on public policies already in place. existing. (OBJECTIVES) The main objective of this research is to identify how the LGBTQIAPN + population understands and experiences the university context, associated with their health and quality of life. As well as, understanding the university context and scenario, discussing the concepts of health and quality of life for LGBTQIAPN+ people, understanding the relationship between the university context for this public, identifying possible weaknesses and/or potentialities. (METHODOLOGY) This research will follow the emancipatory epistemological line with a comprehensive background, with a qualitative approach. Sampling was carried out using the “snowball” method, the sample was finalized through theoretical saturation, so the results were analyzed through data analysis according to Bardin. A semi-structured questionnaire was applied to which participants responded through a meeting, respecting all ethical aspects, inclusion and exclusion of established participants. (RESULTS AND DISCUSSION) When interviewing nineteen LGBTQIAPN+ university students, using the methodology already described, we can thus observe various needs brought by them, as well as their lived experiences, which may differ from individual to individual, in the same way as weaknesses and potentialities. existing in the academic environment in general and specific ways. To analyze all the data collected and transcribed, it was divided into four main categories, namely: “Category 1: Knowing yourself: what are your perspectives on health, quality of life and university?”; “Category 2: (Trans)formative or (in)visible itineraries: how is the LGBTQIAPN+ community present or missing in undergraduate curricula?”; “Category 3: Coming out of the closet: what are the pleasures and unpleasantness of being an LGBTQIAPN + university student?”; and “Category 4: (Re)existing as an LGBTQIAPN+ university student: is it possible to have health and quality of life?”. Furthermore, it can be observed how the perception of health, quality of life and other fundamental points converge with existing literature, thus highlighting the importance of a comprehensive look at this social minority. (CONCLUSION) Despite the difficulties faced during the research, it is highlighted that LGBTQIAPN+ university students really need a little more attention and visibility within the university. It is understood that each individual has their own particularities and life goals. Completing a degree is not an easy task, people go through countless challenges along the way. Debating and further explaining topics about this community is something to be thought about and brought to the reality of the university environment regardless of the month of the year.
Palavras-chave: Saúde
Qualidade de vida
LGBTQIAPN +
Graduação
Universidade
Gênero (grupos sociais)
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7640
Data do documento: 5-Dez-2023
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