Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7650
Tipo: Monografia
Título: Sentimentos e percepções de acadêmicos de enfermagem para o cuidado à mulher em situação de perda fetal
Autor(es): Polaquini, Ellen Giovana
Primeiro Orientador: Schmalfuss, Joice Moreira
Primeiro membro da banca: Maestri, Eleine
Segundo membro da banca: Prates, Lisie Alende
Resumo: A gestação, muitas vezes, representa um momento significativo na vida da mulher e de sua família, envolvendo uma espera ansiosa pela chegada desse pequeno ser humano. No entanto, na ocasião em que ocorre a perda fetal diversos impactos, tanto emocionais quanto físicos, podem afetar os envolvidos e, principalmente, a mulher, tornando o cuidado ofertado a ela necessário e essencial. Perante o exposto, esse estudo objetiva identificar os sentimentos e as percepções de acadêmicos de Enfermagem para o cuidado à mulher em situação de perda fetal. Trata-se de um subprojeto de pesquisa que utilizou a abordagem qualitativa, do tipo descritiva exploratória. Os dados foram coletados em agosto de 2019, por meio de dois grupos focais guiados por um roteiro e audiogravados, com acadêmicos do curso de Enfermagem de uma instituição de ensino federal. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática. Todos os aspectos éticos foram respeitados e a pesquisa foi aprovada por um Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer número 3.336.383 e CAAE número 11750518.0.3001.5564. Participaram do estudo 19 estudantes da 8ª fase e 10ª fase de um curso de graduação em Enfermagem. Com a análise dos dados emergiram dois temas, sendo eles: “Se eu tivesse em uma situação como essa eu choraria junto” e “Errando, vivendo, errando, aprendendo”. O primeiro tema apontou as vivências dos acadêmicos no cuidado à mulher em situação de perda fetal, os sentimentos instigados a partir das experiências, dúvidas perante a assistência prestada às mulheres em situação de perda fetal e repercussões no contexto do cuidado. O segundo tema observou a percepção dos discentes em relação aos ensinamentos e preparo no meio acadêmico para a futura atuação profissional, evidenciado a fragilidade no decorrer da graduação no que diz respeito à aprendizagem e compreensão dos acadêmicos nesse contexto de cuidado, além de salientar possibilidades no fortalecimento do ensino aprendizagem, com meios de ensino como a simulação clínica e análises de casos. Os discentes demonstraram diversas particularidades e emoções perante às possibilidades de prestarem cuidados à mulher em situação de perda fetal, manifestando que se sentem despreparados e possuem dificuldades em lidar com os sentimentos advindos desse processo. Ainda, salientaram a preocupação legítima com a formação acadêmica para a futura atuação profissional nesse cenário de perda e luto.
Abstract/Resumen: Pregnancy often represents a significant moment in the life of a woman and her family, involving an anxious wait for the arrival of this little human being. However, when fetal loss occurs, several impacts, both emotional and physical, can affect those involved and, mainly, the woman, making the care offered to her necessary and essential. In view of the above, this study aims to identify the feelings and perceptions of Nursing students regarding the care of women in situations of fetal loss. This is a research subproject, with a qualitative approach, of an exploratory descriptive type. Data were collected in August 2019, through two focus groups guided by a script and audio-recorded, with nursing students from a federal educational institution. The data was subjected to thematic content analysis. All ethical aspects were respected and the research was approved by a Research Ethics Committee under opinion number 3.336.383 and CAAE number 11750518.0.3001.5564. 19 students from the 8th phase and 10th phase of an undergraduate Nursing course participated in the study. With the analysis of the data, two themes emerged, namely: “If I were in a situation like this I would cry together” and “Making mistakes, living, making mistakes, learning”. The first theme pointed out the experiences of academics in caring for women in situations of fetal loss, the feelings instigated by the experiences, doubts regarding the assistance provided to women in situations of fetal loss and repercussions in the context of care. The second theme observed the students' perception in relation to the teachings and preparation in the academic environment for future professional performance, highlighting the fragility during graduation with regard to academics' learning and understanding in this context of care, in addition to highlighting possibilities in the strengthening teaching-learning, with teaching methods such as clinical simulation and case analyses. The students demonstrated various particularities and emotions regarding the possibilities of providing care to women in situations of fetal loss, expressing that they feel unprepared and have difficulties in dealing with the feelings arising from this process. Furthermore, they highlighted the legitimate concern with academic training for future professional performance in this scenario of loss and mourning.
Palavras-chave: Ensino superior
Ensino e aprendizagem
Enfermagem
Saúde da mulher
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7650
Data do documento: 6-Dez-2023
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
POLAQUINI.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.