Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Biscaino, Aline Portella-
dc.creatorZanon, Gessica Tagliapietra-
dc.date2021-09-27-
dc.date.accessioned2024-05-22T18:08:02Z-
dc.date.available2024-05-22T18:08:02Z-
dc.date.issued2021-09-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7670-
dc.description.abstractThe evasion in the undergraduate courses is a reality and has been discussed in Brazil for some years. With the expansion of higher education institutions and the offer of places over the last decade, the number of students who drop out of university has represented a significant number compared to those who complete the course. Thus, it becomes increasingly important to investigate this issue and seek to understand the causes of dropout, as well as to seek strategies that make it possible to trace solutions to this problem, helping the academics to remain. In this sense, the objective of this research is to investigate which factors influence the decision to drop out or remain in the Physics Degree course at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Realeza campus. For this, it uses a case study with a quali-quantitative character whose data were formed from questionnaires with the dropouts and graduates, in addition to the analysis of documents from the institution. Literature points out that courses from different places in Brazil suffer from the same problem, especially in Licentiate and Exact Sciences. Therefore, despite the focus of this research being on a specific course, understanding the reality of this course can help in other degrees. Through the reading and analysis of institutional documents, timid statements regarding evasion and means of permanence were noticed, especially in the projects that govern the course. Furthermore, by the results obtained with the research subjects, factors such as physical and mental health and learning difficulties stand out, resulting in failures and later giving up. Regarding permanence, an interesting factor observed was related to the integration of academics in the course through teaching, extension and/or scientific initiation projects.pt_BR
dc.description.resumoA evasão nos cursos de Licenciatura é uma realidade e vem sendo discutida no Brasil há alguns anos. Com a ampliação das instituições de ensino superior e oferta de vagas ocorrida na última década, o número de estudantes que abandonam a universidade tem representado um número significativo frente aos que concluem o curso. Desse modo, torna-se cada vez mais importante investigar este tema e buscar entender as causas da evasão, bem como buscar estratégias que possibilitem traçar soluções para este problema, auxiliando na permanência dos acadêmicos. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é investigar que fatores influenciam a decisão de evadir ou permanecer no curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Realeza. Para isso, utiliza-se de um estudo de caso com caráter quali-quantitativo cujos dados foram constituídos a partir de questionários com os evadidos e egressos, além da análise de documentos da instituição. A literatura aponta que cursos de diferentes lugares do Brasil sofrem com o mesmo problema, sobretudo nas Licenciaturas e nas Ciências Exatas. Diante disso, apesar do foco desta pesquisa ser de um curso específico, compreender a realidade deste pode auxiliar nas demais licenciaturas. Pela leitura e análise dos documentos institucionais, foi percebido colocações tímidas em relação a evasão e meios de permanência, principalmente nos projetos que regem o curso. Além disso, pelos resultados obtidos com os sujeitos da pesquisa, destacam-se fatores como a saúde física e mental e dificuldades de aprendizagem, resultando em reprovações e posterior desistência. Com relação à permanência, um fator interessante observado deu-se em relação a integração dos acadêmicos no curso através de projetos de ensino, extensão e/ou iniciação científica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2024-05-20T18:17:20Z No. of bitstreams: 1 ZANON.pdf: 1083353 bytes, checksum: 69afb8581984e07400d733cfcc1f214d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-05-22T18:08:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ZANON.pdf: 1083353 bytes, checksum: 69afb8581984e07400d733cfcc1f214d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-22T18:08:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ZANON.pdf: 1083353 bytes, checksum: 69afb8581984e07400d733cfcc1f214d (MD5) Previous issue date: 2021-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.titleEvasão e permanência na licenciatura em física: o caso da UFFS Campus Realezapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ZANON.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.