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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7728
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Lepke, Sonize | - |
dc.creator | Valcarenghi, Luciane Carla Cezario Zuanazzi | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T18:05:25Z | - |
dc.date.available | 2025-04-30 | - |
dc.date.available | 2024-08-01T18:05:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7728 | - |
dc.description.resumo | A educação especial inclusiva busca assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno global de desenvolvimentos, altas habilidades e superdotação o direito de estar na escola, conviver e aprender. Apesar da educação especial inclusiva ser um direito assegurado, em alguns contextos da educação brasileira, ela não é efetiva, ainda existem muitos desafios em sua implementação. Em muitas situações, gestores escolares e professores não têm a compreensão do papel da escola na formação humana e, sobretudo, que a educação escolar é destinada a todos os brasileiros. Nesse sentido, O objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre a gestão escolar e o atendimento educacional especializado nos espaços escolares, visando compreender como essa relação influencia na efetivação da educação especial inclusiva. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a boa relação entre gestão escolar e atendimento educacional é imprescindível, uma vez que as condições materiais, formação continuada e provimento de recursos humanos são atribuições dos gestores. Contudo, o professor que atua no atendimento educacional especializado tem importante papel em contribuir nesse processo e nas discussões. Em suma, concretizar a educação especial inclusiva é incumbência de toda a comunidade escolar, de modo a garantir o acesso e permanência de todos os indivíduos nos ambientes educacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T12:52:34Z No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-01T18:05:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-01T18:05:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Papel da gestão escolar na promoção da educação inclusiva e atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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