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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lepke, Sonize-
dc.creatorValcarenghi, Luciane Carla Cezario Zuanazzi-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-01T18:05:25Z-
dc.date.available2025-04-30-
dc.date.available2024-08-01T18:05:25Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7728-
dc.description.resumoA educação especial inclusiva busca assegurar aos estudantes com deficiência, transtorno global de desenvolvimentos, altas habilidades e superdotação o direito de estar na escola, conviver e aprender. Apesar da educação especial inclusiva ser um direito assegurado, em alguns contextos da educação brasileira, ela não é efetiva, ainda existem muitos desafios em sua implementação. Em muitas situações, gestores escolares e professores não têm a compreensão do papel da escola na formação humana e, sobretudo, que a educação escolar é destinada a todos os brasileiros. Nesse sentido, O objetivo desta pesquisa é investigar a correlação entre a gestão escolar e o atendimento educacional especializado nos espaços escolares, visando compreender como essa relação influencia na efetivação da educação especial inclusiva. Os resultados desta pesquisa evidenciam que a boa relação entre gestão escolar e atendimento educacional é imprescindível, uma vez que as condições materiais, formação continuada e provimento de recursos humanos são atribuições dos gestores. Contudo, o professor que atua no atendimento educacional especializado tem importante papel em contribuir nesse processo e nas discussões. Em suma, concretizar a educação especial inclusiva é incumbência de toda a comunidade escolar, de modo a garantir o acesso e permanência de todos os indivíduos nos ambientes educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T12:52:34Z No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-01T18:05:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-01T18:05:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VALCARENGHI.pdf: 206498 bytes, checksum: 2aea499c8ad60522d667de542415f9b9 (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional especializadopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titlePapel da gestão escolar na promoção da educação inclusiva e atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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