Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prigol, Valdir-
dc.creatorCanalle Junior, Natal-
dc.date2014-12-10-
dc.date.accessioned2017-07-20T12:11:24Z-
dc.date.available2017-07-18-
dc.date.available2017-07-20T12:11:24Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/773-
dc.description.abstractFrom the studies of Pêcheux (2009), we understand the metaphor as a socio-historical process that serves as the basis of presentation of objects to subjects. Therefore, our study starts from the metaphor The text as a force, laid down in the afterword titled A leitura distraída – written by Bernardo Carvalho – in the book titled Ninguém Nada Nunca, written by the Argentine writer Juan Jose Saer. We take this text as a discourse on reading and seek to understand from the theoretical and methodological perspective of Franco-Brazilian Discourse Analysis, anchored in the work of Michel Pêcheux and Eni Orlandi, mainly, the effects of meaning that the work of criticism produces. Our central question is: What subject (s) and meaning (s) is constituted in this formulation? And that question has some consequences: (i) What about the notion of text and reading on literary texts constitute this formulation? What is the material basis, the historicity of the meanings about reading in this formulation? The cutouts made and analyzed, we understood that in the formulations of the subject of discourse, the text acts on the reader in the reading process. We can assert that the conditions of production are fundamental to understand the imaginary formations in this discourse. Therefore, we conclude that the afterword place, among other characteristics, presents the factor of being a posteriori as a constitutive feature, and so, symbolically represents a literary critical thinking that has an effective reader in its imaginary, and configures itself, as a discursive space in which readers can establish a dialogue.pt_BR
dc.description.resumoA partir dos estudos de Pêcheux (2009), compreendemos a metáfora como processo sóciohistórico que serve como fundamento da apresentação de objetos para sujeitos. Por isso, nosso estudo parte da metáfora O texto como força, enunciada no posfácio intitulado A leitura distraída – escrito por Bernardo Carvalho – para o livro Ninguém Nada Nunca do escritor argentino Juan Jose Saer. Tomamos o presente posfácio como um discurso sobre leitura e buscamos compreender, na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso francobrasileira, ancorada nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, principalmente, os efeitos de sentido que o trabalho da crítica literária produz. Nossa pergunta central é: Que sujeito(s) e sentido(s) se constitui na formulação do posfácio? E essa pergunta apresenta alguns desdobramentos: (i) Qual noção sobre texto e sobre leitura de textos literários se constitui nessa formulação? Qual é o caráter material, a historicidade do(s) sentido(s) de leitura que está formulado neste posfácio? A partir dos recortes efetuados e analisados, compreendemos que nas formulações do sujeito do discurso, o texto age sobre o leitor, no processo de leitura. Podemos afirmar que as condições de produção são fundamentais para compreendermos as formações imaginárias em jogo nesse discurso. Por isso, chegamos à conclusão de que o lugar posfácio, entre outras características, apresenta o fator de ser a posteriori como característica constitutiva, e por isso simbolicamente, representa um olhar da crítica literária que tem um leitor efetivo no imaginário, e, configura-se, assim, como um espaço discursivo no qual sujeitos-leitores podem estabelecer um diálogo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2017-07-18T18:24:24Z No. of bitstreams: 1 CANALLE JUNIOR.pdf: 3358271 bytes, checksum: 214cd090c4d60bc588d11fb7a6ebefa4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-20T12:11:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CANALLE JUNIOR.pdf: 3358271 bytes, checksum: 214cd090c4d60bc588d11fb7a6ebefa4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-20T12:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CANALLE JUNIOR.pdf: 3358271 bytes, checksum: 214cd090c4d60bc588d11fb7a6ebefa4 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecó-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discurso literáriopt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.titleO texto como força: o efeito metafórico no posfácio "A leitura distraída", de Bernardo Carvalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CANALLE JUNIOR.pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.