Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/773
Type: Dissertação
Title: O texto como força: o efeito metafórico no posfácio "A leitura distraída", de Bernardo Carvalho
Author: Canalle Junior, Natal
First advisor: Prigol, Valdir
Resume: A partir dos estudos de Pêcheux (2009), compreendemos a metáfora como processo sóciohistórico que serve como fundamento da apresentação de objetos para sujeitos. Por isso, nosso estudo parte da metáfora O texto como força, enunciada no posfácio intitulado A leitura distraída – escrito por Bernardo Carvalho – para o livro Ninguém Nada Nunca do escritor argentino Juan Jose Saer. Tomamos o presente posfácio como um discurso sobre leitura e buscamos compreender, na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso francobrasileira, ancorada nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, principalmente, os efeitos de sentido que o trabalho da crítica literária produz. Nossa pergunta central é: Que sujeito(s) e sentido(s) se constitui na formulação do posfácio? E essa pergunta apresenta alguns desdobramentos: (i) Qual noção sobre texto e sobre leitura de textos literários se constitui nessa formulação? Qual é o caráter material, a historicidade do(s) sentido(s) de leitura que está formulado neste posfácio? A partir dos recortes efetuados e analisados, compreendemos que nas formulações do sujeito do discurso, o texto age sobre o leitor, no processo de leitura. Podemos afirmar que as condições de produção são fundamentais para compreendermos as formações imaginárias em jogo nesse discurso. Por isso, chegamos à conclusão de que o lugar posfácio, entre outras características, apresenta o fator de ser a posteriori como característica constitutiva, e por isso simbolicamente, representa um olhar da crítica literária que tem um leitor efetivo no imaginário, e, configura-se, assim, como um espaço discursivo no qual sujeitos-leitores podem estabelecer um diálogo.
Abstract: From the studies of Pêcheux (2009), we understand the metaphor as a socio-historical process that serves as the basis of presentation of objects to subjects. Therefore, our study starts from the metaphor The text as a force, laid down in the afterword titled A leitura distraída – written by Bernardo Carvalho – in the book titled Ninguém Nada Nunca, written by the Argentine writer Juan Jose Saer. We take this text as a discourse on reading and seek to understand from the theoretical and methodological perspective of Franco-Brazilian Discourse Analysis, anchored in the work of Michel Pêcheux and Eni Orlandi, mainly, the effects of meaning that the work of criticism produces. Our central question is: What subject (s) and meaning (s) is constituted in this formulation? And that question has some consequences: (i) What about the notion of text and reading on literary texts constitute this formulation? What is the material basis, the historicity of the meanings about reading in this formulation? The cutouts made and analyzed, we understood that in the formulations of the subject of discourse, the text acts on the reader in the reading process. We can assert that the conditions of production are fundamental to understand the imaginary formations in this discourse. Therefore, we conclude that the afterword place, among other characteristics, presents the factor of being a posteriori as a constitutive feature, and so, symbolically represents a literary critical thinking that has an effective reader in its imaginary, and configures itself, as a discursive space in which readers can establish a dialogue.
Keywords: Análise do discurso literário
Crítica literária
Metáfora
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/773
Issue Date: 2014
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CANALLE JUNIOR.pdf3,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.