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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pagliarin, Lidiane Limana Puiati-
dc.creatorSnicheloto, Ivone-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-08-16T12:35:10Z-
dc.date.available2025-05-04-
dc.date.available2024-08-16T12:35:10Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748-
dc.description.resumoO artigo propõe um estudo sobre o tema “Natureza na Educação Infantil” e objetiva compreender as orientações curriculares da Educação Infantil a respeito da interação das crianças com a natureza e analisar o papel do coordenador pedagógico nesse processo. A relação dos educadores e das crianças com a natureza é considerada relevante na atualidade, visto que é necessário resgatar o contato, pois a era tecnológica e a correria do dia a dia acabam afastando as pessoas do meio natural. Com base nisso, problematizamos: “Como o coordenador pedagógico pode contribuir para que os educadores proporcionem contato das crianças com a natureza na Educação Infantil?” A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa documental. O referencial teórico baseia-se em autores como Tiriba (2010, 2018), Barros (2018), Profice (2016), Freire (2013), Libâneo (2003), Sartori e Pagliarin (2016), Sartori e Marcon (2021). Na pesquisa documental, analisamos a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2018) e o DOTME - Documento Orientador do Território Municipal de Erechim - RS (Erechim, 2021). A partir das análises, concluímos que os documentos reconhecem a importância da relação das crianças com a natureza para proporcionar experiências significativas e interações entre os pares, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Destacamos o papel do coordenador como mediador e formador dessa temática nas escolas de Educação Infantil, visando, assim, ao “desemparedamento” da infância (Tiriba, 2018) e potencializando o protagonismo infantil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:43:36Z No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 208568 bytes, checksum: aa3507c2a79068d85d4669557f904faf (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectcriançaspt_BR
dc.subjectnaturezapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectformação docentept_BR
dc.titleNatureza na educação infantil: contribuição do coordenador pedagógico como fio condutor desse processopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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