Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Pagliarin, Lidiane Limana Puiati | - |
dc.creator | Snicheloto, Ivone | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-16T12:35:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-04 | - |
dc.date.available | 2024-08-16T12:35:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748 | - |
dc.description.resumo | O artigo propõe um estudo sobre o tema “Natureza na Educação Infantil” e objetiva compreender as orientações curriculares da Educação Infantil a respeito da interação das crianças com a natureza e analisar o papel do coordenador pedagógico nesse processo. A relação dos educadores e das crianças com a natureza é considerada relevante na atualidade, visto que é necessário resgatar o contato, pois a era tecnológica e a correria do dia a dia acabam afastando as pessoas do meio natural. Com base nisso, problematizamos: “Como o coordenador pedagógico pode contribuir para que os educadores proporcionem contato das crianças com a natureza na Educação Infantil?” A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa documental. O referencial teórico baseia-se em autores como Tiriba (2010, 2018), Barros (2018), Profice (2016), Freire (2013), Libâneo (2003), Sartori e Pagliarin (2016), Sartori e Marcon (2021). Na pesquisa documental, analisamos a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2018) e o DOTME - Documento Orientador do Território Municipal de Erechim - RS (Erechim, 2021). A partir das análises, concluímos que os documentos reconhecem a importância da relação das crianças com a natureza para proporcionar experiências significativas e interações entre os pares, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Destacamos o papel do coordenador como mediador e formador dessa temática nas escolas de Educação Infantil, visando, assim, ao “desemparedamento” da infância (Tiriba, 2018) e potencializando o protagonismo infantil. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T15:43:36Z No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 208568 bytes, checksum: aa3507c2a79068d85d4669557f904faf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-08-16T12:35:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 208568 bytes, checksum: aa3507c2a79068d85d4669557f904faf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-16T12:35:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SNICHELOTO.pdf: 208568 bytes, checksum: aa3507c2a79068d85d4669557f904faf (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | crianças | pt_BR |
dc.subject | natureza | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | formação docente | pt_BR |
dc.title | Natureza na educação infantil: contribuição do coordenador pedagógico como fio condutor desse processo | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SNICHELOTO.pdf | 203,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.