Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748
Type: Artigo Cientifico
Título : Natureza na educação infantil: contribuição do coordenador pedagógico como fio condutor desse processo
Author: Snicheloto, Ivone
First advisor: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Resume: O artigo propõe um estudo sobre o tema “Natureza na Educação Infantil” e objetiva compreender as orientações curriculares da Educação Infantil a respeito da interação das crianças com a natureza e analisar o papel do coordenador pedagógico nesse processo. A relação dos educadores e das crianças com a natureza é considerada relevante na atualidade, visto que é necessário resgatar o contato, pois a era tecnológica e a correria do dia a dia acabam afastando as pessoas do meio natural. Com base nisso, problematizamos: “Como o coordenador pedagógico pode contribuir para que os educadores proporcionem contato das crianças com a natureza na Educação Infantil?” A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa com pesquisa documental. O referencial teórico baseia-se em autores como Tiriba (2010, 2018), Barros (2018), Profice (2016), Freire (2013), Libâneo (2003), Sartori e Pagliarin (2016), Sartori e Marcon (2021). Na pesquisa documental, analisamos a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017), Referencial Curricular Gaúcho (Rio Grande do Sul, 2018) e o DOTME - Documento Orientador do Território Municipal de Erechim - RS (Erechim, 2021). A partir das análises, concluímos que os documentos reconhecem a importância da relação das crianças com a natureza para proporcionar experiências significativas e interações entre os pares, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças. Destacamos o papel do coordenador como mediador e formador dessa temática nas escolas de Educação Infantil, visando, assim, ao “desemparedamento” da infância (Tiriba, 2018) e potencializando o protagonismo infantil.
Palabras clave : crianças
natureza
Educação Infantil
formação docente
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7748
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SNICHELOTO.pdf203,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.