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Tipo: Monografia
Título: Memórias de duas ditaduras ibero-amefricanas: Brasil, Moçambique e Portugal nas escrevivências pós-coloniais de Conceição Evaristo e Isabela Figueiredo
Autor(es): Schons, Guilherme José
Primeiro Orientador: Pereira, Allan Kardec da Silva
Primeiro coorientador: Souza, Fábio Francisco Feltrin de
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Assunção, Marcello Felisberto Morais de
Resumo: Esta investigação problematiza os efeitos da colonialidade no presente emaranhado de Brasil, Moçambique e Portugal. Assim, analisa as experiências de contestação, por meio da literatura testemunhal, às atualizações das violências de um persistente passado traumático no espaço da Ibero-Améfrica, as quais se manifestaram tanto nas ações autoritárias da ditadura civil-militar brasileira como mediante o funcionamento do Estado Novo português no ultramar africano. Nesse sentido, a pesquisa examina enquanto fontes documentais as escrevivências e fabulações críticas em Becos da memória, de Conceição Evaristo, e no Caderno de memórias coloniais, de Isabela Figueiredo, pensadas na chave de instrumentos para a elaboração do trauma e a produção de memórias insurgentes e perturbadoras – considerando os anseios das autoras por acordar os dominadores dos seus sonos injustos e trair a barbárie colonial a partir da recusa ao esquecimento do terror imposto por ambas as ditaduras. Diante disso, o estudo debate o recurso ao testemunho em prol da fabricação de um arquivo atento ao rechaço da negligência às vidas das pessoas que resistiram à catástrofe, ainda que tenham sido vencidas, bem como discute a chance do uso de uma concepção temporal topográfica em prol da construção de cartografia que busca mapear o passado desde o agora, com vistas à rejeição da ideia de uma inexistente harmonia racial nos trópicos e, logo, no intuito de tratar e redimir a dor, que nunca cessou, causada pelo esquema de subalternização atuante dos dois lados do Atlântico ao Índico. Uma vez que as autoras, desde pontos de vista diferentes, localizados e parciais, se aproveitam de suas trajetórias pessoais e familiares para sacudir essas cicatrizes insistentes e apresentar, no âmbito público, discursos que subvertem os desejos do poder pelo silêncio, é possível perceber os propósitos éticos e políticos de seus textos na história do tempo presente e que, com isso, as aproximam de uma virada testemunhal no saber histórico, a qual conecta as vítimas do colonialismo para a oposição a eventos que intentam reeditar as suas dores, como são os casos do desfavelamento e da brutal exploração sexual e trabalhista negra, aludidos nos documentos lidos. Dessa forma, com base em referenciais associados ao pensamento pós-colonial, o trabalho compreende que as obras denunciam tempo mais amplo de horror acoplado a condutas patriarcais e racistas e, portanto, anunciam projeto incompleto que aponta a urgência de se colocar o dedo na ferida colonial e escovar a história ibero-amefricana a contrapelo.
Abstract/Resumen: This investigation problematizes the effects of coloniality in the entangled present of Brazil, Mozambique and Portugal. Thus, it analyzes the experiences of contestation, through testimonial literature, to the updates of violences from a persistent traumatic past in the space of Ibero-Amefrica, which manifested itself both in the authoritarian actions of the Brazilian civil-military dictatorship and through the functioning of the Portuguese Estado Novo in the African overseas. In this sense, the research examines as documentary sources the escrevivências [writing-livings] and critical fabulations in Becos da memória, by Conceição Evaristo, and in Caderno de memórias coloniais, by Isabela Figueiredo, thought of as instruments to the elaboration of trauma and the production of insurgent and disturbing memories – considering the authors’ desires to wake the dominators from their unjust sleeps and betray colonial barbarism by refusing to forget the terror imposed by both dictatorships. In view of this, the study debates the use of testimony in favor of creating an archive attentive to the rejection of neglect of the lives of people who resisted the catastrophe, even if they were defeated, as well as discussing the chance of using a topographic temporal conception in favor of the construction of cartography that seeks to map the past from the now on, with a view to rejecting the idea of a non-existent racial harmony in the tropics and, therefore, with the aim of treating and redeeming the pain, which has never ceased, caused by the active subalternization scheme on both sides of the Atlantic to the Indian. Since the authors, from different, localized and partial points of view, take advantage of their personal and family trajectories to shake these insistent scars and to present, in the public sphere, speeches that subvert the desires of power for silence, it is possible to perceive the ethical and political purposes of their texts in the history of the present time and which, with this, bring them closer to a testimonial turn in historical knowledge, which connects the victims of colonialism to the opposition to events that attempt to re-edit their pain, such as the cases of desfavelamento [favela extinction] and brutal black sexual and labor exploitation, alluded to in the documents read. In this way, based on references associated with post-colonial thought, the work understands that the books denounce a broader time of horror coupled with patriarchal and racist conduct and, therefore, announce an incomplete project that points out the urgency of putting a finger on the colonial wound and to brush Ibero-Amefrican history against the grain.
Palavras-chave: colonialidade
Ibero-Améfrica
literatura
testemunho
trauma
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7751
Data do documento: Jul-2024
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