Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7758
Type: Monografia
Title: A evasão de discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó
Author: Rieger, Djaina Sibiani
First advisor: Melo, Marisol Vieira
Resume: Este trabalho teve como objetivo identificar os principais motivos que levaram os discentes de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) a se evadirem do curso no período de 2014 a 2019, observando qual o tipo de evasão mais frequente entre os acadêmicos do curso; qual semestre do curso ocorre a maior incidência de evasão e verificando se há alguma associação com os Componentes Curriculares. A primeira etapa do percurso metodológico foi a obtenção do quantitativo de discentes evadidos do curso no período de interesse através de setores da UFFS, utilizando neste trabalho os dados fornecidos pela Coordenação do Curso de Matemática, campus Chapecó, bem como, a obtenção do contato eletrônico dos discentes na Secretaria Geral de Cursos; a segunda etapa, consistiu na aplicação de um questionário enviado no ano de 2020 por e-mail aos 227 discentes que evadiram do curso no período de interesse da pesquisa; a última etapa diz respeito aos resultados obtidos e a análise dos dados. Assim, o presente estudo caracterizou-se como um estudo de caso, em que, destacaram-se autores, como: Santana (2016), Ferreira e Baccarin (2016), Fassina (2018), Tinto (1975) apud Amaral (2013), Tinto (2010) e Yorke & Longden (2008) apud Casanova (2018), entre outros. Obteve-se o retorno de 37 discentes evadidos do Curso de Matemática-Licenciatura da UFFS, estes representando 16% da população de interesse, os quais retornaram o convite em participar do estudo. A partir da análise dos dados constatou-se a quantia de mais de 90% dos discentes evadiu ainda na primeira metade do curso e que apenas 8% continuou cursando Matemática em outra IES, enquanto que 60% trocou de curso. Os Componentes Curriculares: Fundamentos da Matemática I, Geometria Analítica, Geometria Plana e Matemática C, foram aqueles que mais influenciaram na evasão dos discentes do curso. Entre os motivos que mais foram citados pelos discentes, destacam-se dificuldades em conciliar trabalho e estudo, além da dificuldade nas disciplinas do curso. Considerando as respostas obtidas, foram traçados quais fatores influenciaram na decisão do discente evadir do curso. É importante ressaltar que os objetivos do trabalho foram alcançados, apresentando elementos, inquietações e medidas que visam contribuir para os debates que buscam compreender e enfrentar o problema da evasão de discentes nos cursos de Licenciatura em Matemática.
Abstract: This study aimed to identify the main reasons that led Mathematics-Graduation students of “Universidade Federal da Fronteira Sul” (UFFS) to drop out of the course in the period from 2014 to 2019, noting which type of dropout was the most frequent among students of the course; which semester of the course has the highest incidence of dropout and checking if there is any association with the Curricular Components. The first stage of the methodological path was to obtain the number of students dropped out of the course between 2014-2019, captured the students' electronic contact details in specific sectors of UFFS, provided by the Mathematics Course Coordination, in Chapecó campus, as well as obtained at the General Courses Secretary; the second stage, consisted of the application of a questionnaire sent in the year 2020 by e-mail to the 227 students who left the course during the period of interest of the research; the last step concerns the results obtained and the data analysis. Thus, the present study was characterized as a case study, based in authors, such as: Santana (2016), Ferreira and Baccarin (2016), Fassina (2018), Tinto (1975) apud Amaral (2013), Tinto (2010) and Yorke & Longden (2008) apud Casanova (2018), among others. The return of 37 students who had dropped out of the UFFS Mathematics-Teaching Course, representing 16% of the population of interest, returned the invitation to participate in the study. From the analysis of the data, it was found that more than 90% of students dropped out in the first half of the course and that only 8% continued to study Mathematics in another HEI, while 60% switched courses. The Curricular Components: Fundamentals of Mathematics I, Analytical Geometry, Plane Geometry and Mathematics C, were those that most influenced the evasion of students in the course. Among the reasons that were most cited by the students, there are difficulties in reconciling work and study; and difficulty in the course subjects. Considering the responses obtained, it was traced which factors influenced the student's decision to leave the course. It is important to emphasize that the objectives of the work were achieved, presenting elements, concerns and measures that aim to contribute to the debates that seek to understand and face the problem of student evasion in the Mathematics Teaching Courses.
Keywords: Evasão escolar
Estudantes universitários
Curso de Graduação
Matemática
Licenciatura
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7758
Issue Date: 28-Jan-2021
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RIEGER.pdf20.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.