Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Scheffer, Nilce Fátima | - |
dc.creator | Urnau, Thamara Gabriele | - |
dc.date | 2024-07-10 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-24T11:25:32Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10 | - |
dc.date.available | 2024-09-24T11:25:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760 | - |
dc.description.resumo | Este estudo envolve uma investigação sobre a argumentação matemática na formação do estudante tendo em vista a compreensão dos conceitos matemáticos, possibilitando-lhe a palavra, na sala de aula, para aprender a argumentar, tomar e sustentar suas decisões, bem como para expressar aquilo que pensa de forma consciente e reflexiva. O objetivo geral desta pesquisa é investigar se a argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes. O estudo busca respostas ao seguinte problema de pesquisa: “A argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes?”. A coleta de dados envolveu a observação, discussão, filmagem e análise das interações dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Chapecó/SC. A partir da pesquisa, conclui-se que a argumentação matemática, ao incentivar a justificativa e a explicação de soluções, pode promover a compreensão conceitual e as habilidades cognitivas dos alunos, destacando-se como uma abordagem pedagógica para o ensino da matemática. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-09-19T23:27:22Z No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-09-24T11:25:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-24T11:25:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5) Previous issue date: 2024-07-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Argumentação matemática: um caminho para a compreensão de conceitos matemáticos | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
URNAU.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.