Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorUrnau, Thamara Gabriele-
dc.date2024-07-10-
dc.date.accessioned2024-09-24T11:25:32Z-
dc.date.available2024-07-10-
dc.date.available2024-09-24T11:25:32Z-
dc.date.issued2024-07-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760-
dc.description.resumoEste estudo envolve uma investigação sobre a argumentação matemática na formação do estudante tendo em vista a compreensão dos conceitos matemáticos, possibilitando-lhe a palavra, na sala de aula, para aprender a argumentar, tomar e sustentar suas decisões, bem como para expressar aquilo que pensa de forma consciente e reflexiva. O objetivo geral desta pesquisa é investigar se a argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes. O estudo busca respostas ao seguinte problema de pesquisa: “A argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes?”. A coleta de dados envolveu a observação, discussão, filmagem e análise das interações dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Chapecó/SC. A partir da pesquisa, conclui-se que a argumentação matemática, ao incentivar a justificativa e a explicação de soluções, pode promover a compreensão conceitual e as habilidades cognitivas dos alunos, destacando-se como uma abordagem pedagógica para o ensino da matemática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-09-19T23:27:22Z No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-09-24T11:25:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T11:25:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 URNAU.pdf: 3631785 bytes, checksum: f8b880444529741b69cecbb85d40ce00 (MD5) Previous issue date: 2024-07-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleArgumentação matemática: um caminho para a compreensão de conceitos matemáticospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
URNAU.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.