Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760
Type: Monografia
Título : Argumentação matemática: um caminho para a compreensão de conceitos matemáticos
Author: Urnau, Thamara Gabriele
First advisor: Scheffer, Nilce Fátima
Resume: Este estudo envolve uma investigação sobre a argumentação matemática na formação do estudante tendo em vista a compreensão dos conceitos matemáticos, possibilitando-lhe a palavra, na sala de aula, para aprender a argumentar, tomar e sustentar suas decisões, bem como para expressar aquilo que pensa de forma consciente e reflexiva. O objetivo geral desta pesquisa é investigar se a argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes. O estudo busca respostas ao seguinte problema de pesquisa: “A argumentação matemática pode promover a compreensão conceitual dos estudantes?”. A coleta de dados envolveu a observação, discussão, filmagem e análise das interações dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Chapecó/SC. A partir da pesquisa, conclui-se que a argumentação matemática, ao incentivar a justificativa e a explicação de soluções, pode promover a compreensão conceitual e as habilidades cognitivas dos alunos, destacando-se como uma abordagem pedagógica para o ensino da matemática.
Palabras clave : Argumentação
Matemática
Educação matemática
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7760
Fecha de publicación : 10-jul-2024
Aparece en las colecciones: Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
URNAU.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.