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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Pedro Augusto Pereira-
dc.creatorSchoenmeier, Clisman-
dc.date2024-07-08-
dc.date.accessioned2024-09-24T11:40:36Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-09-24T11:40:36Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7764-
dc.description.abstractIn the far western region of Santa Catarina, one of the main crops produced is corn. This study aims to explore how mathematical concepts related to this crop can be introduced to an 8th-grade class through mathematical modeling. The objective is to develop mathematical models to maximize corn yield, using concepts and skills that are accessible to students' understanding. The organization of the work involved several stages, including soil preparation, calculating the size of land plots, the quantity of seeds and nutrients per plot, crop management during the growth and development stages, and up to the harvest. The research was conducted collaboratively between the teacher and students to solve the problem of optimal productivity. The study focused solely on plant spacing as a variable and considered the quantities of fertilizer, nitrogen, and agricultural pesticides as constants. Experiments were conducted in six plots, requiring calculations of seed and input quantities. Using the corn production data, strategies were developed to find the optimal spacing, involving different mathematical concepts, as units of measurement for area and mass, quantities in the form of rates (productivity), notions of economics (costs, revenues, profits, and economic planning), proportions (in the form of the rule of three), organization of data in tables, Cartesian plane, and notions of functions.pt_BR
dc.description.resumoNa região extremo oeste de Santa Catarina, uma das principais culturas produzidas é o milho. O presente trabalho consiste em verificar de que forma podemos abordar conceitos matemáticos relacionados a esta cultivar em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental através da Modelagem Matemática. Tem como objetivo desenvolver modelos matemáticos para maximizar a produtividade do cultivo do milho, empregando conceitos e habilidades que estejam ao alcance da compreensão de alunos. A organização do trabalho ocorreu em várias etapas, abrangendo a preparação do solo, cálculos do tamanho dos lotes de terra, da quantidade de sementes e nutrientes por lote, o manejo da cultura durante o estágio de crescimento e desenvolvimento até a colheita. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto entre professor e alunos para resolver o problema da produtividade ótima. O estudo levou em consideração apenas o espaçamento entre plantas como variável e considerou as quantidades de adubo, nitrogênio e defensivos agrícolas constantes. Foram realizados experimentos em seis lotes, o que exigiu o cálculo das quantidades de sementes e insumos. Com os dados da produção de milho, foram desenvolvidas estratégias para encontrar o espaçamento ótimo, envolvendo diferentes conceitos matemáticos, como unidades de medida de área e massa, grandezas na forma de taxas (produtividade), noções de economia (custos, receitas, lucros e planejamento econômico), proporções (na forma de regra de três), organização de dados em tabelas, plano cartesiano e noções de funções.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-09-14T00:34:56Z No. of bitstreams: 1 SCHOENMEIER.pdf: 8268398 bytes, checksum: ac2f4c10f20d465a1e44dc50266b2727 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-09-24T11:40:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCHOENMEIER.pdf: 8268398 bytes, checksum: ac2f4c10f20d465a1e44dc50266b2727 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-24T11:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCHOENMEIER.pdf: 8268398 bytes, checksum: ac2f4c10f20d465a1e44dc50266b2727 (MD5) Previous issue date: 2024-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectMilhopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.titleOtimização da produtividade de milho: uma investigação com conceitos matemáticos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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