Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7779
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Vicenzi, Renilda-
dc.creatorGuarese, Maicon Fernando-
dc.date2024-08-12-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:23:40Z-
dc.date.available2024-08-12-
dc.date.available2024-10-02T18:23:40Z-
dc.date.issued2024-08-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7779-
dc.description.abstractHistorically, education in Brazil has been geared towards the interests of the elite, which has made it possible to deny the presence in schools, especially of indigenous and black children and young people, and also of a colonizing curriculum. Educational institutions often neutralize discriminatory practices (prejudice, xenophobia, racism). However, education for ethnic-racial relations (ERER) helps in dialogue to have a more egalitarian and democratic society. Thus, our objective is to understand how Law No. 10.639/2003 and Law No. 11.645/2008, which determine the mandatory teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in basic education, are contemplated in a textual and visual form in the teaching materials in the area of Human Sciences made available to teachers in the state education network of Ensino Médio Novo (NEM), at the Regional Education Coordination (CRE) of Seara, in Santa Catarina. The research problem seeks to answer the following question: How are themes related to the study of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture addressed in the images and texts of NEM teaching materials? To this end, the research sources are four teaching materials: Moderna in projects: Applied Human and Social Sciences (2020), Vida Project #MeuFuturo: High School (2020), Pedagogical guides for the Vida Project component: support material for teachers (2022) and Moderna plus: Applied Human and Social Sciences (2020). The theoretical-methodological perspective adopted is that of decoloniality, an alternative to modern-Western-colonial reason, as it fights against the inferiorization of the other, especially non-whites (Afro-descendants and indigenous people), in dialogue with Bento (2012 and 2022), Candau (2012 and 2020), Castro-Gómez (2005), Gomes (2010, 2021 and 2023), Grosfoguel (2007), hooks (2019), Kilomba (2016 and 2020), Krenak (2018), Mignolo (2017a and 2017b), Munanga (1999), Nogueira (2020), Oliveira (2017), Quijano (2007) and Walsh (2013). The decolonial methodology is the chosen path to reflect on the presence and absence of education on ethnic-racial relations in teaching materials. Thus, the method consists of problematizing the images and writings that highlight, in particular, the absences that make it impossible to positivize the stories, bodies and territories of indigenous and black peoples. In the analysis of the aforementioned material, we identified that there are sparse, fragmented and generally stereotyped presences with regard to the education of racial relations. Teaching materials do not break with epistemic violence, we still have a long way to go to implement positive reflections from indigenous and black peoples.pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente o ensino no Brasil esteve voltado aos interesses das elites, o que possibilitou a negação da presença em escolas, especialmente, de crianças e jovens indígenas e negros, e ainda de um currículo colonizador. Muitas vezes, instituições escolares neutralizam práticas discriminatórias (preconceitos, xenofobia, racismo). Entretanto, a educação para as relações étnico-raciais (ERER) auxilia no diálogo para termos uma sociedade mais igualitária e democrática. Dessa forma, nosso objetivo é compreender como a Lei nº 10.639/2003 e a Lei nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na educação básica, são contempladas de forma textual e imagética nos materiais didáticos na área de Ciências Humanas disponibilizados aos professores da rede estadual de ensino do Novo Ensino Médio (NEM), na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Seara, em Santa Catarina. O problema de pesquisa busca responder a seguinte indagação: Como os temas referentes ao estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena são abordados nas imagens e nos textos nos materiais didáticos do NEM? Para tal feito, as fontes de pesquisa são quatro materiais didáticos: Moderna em projetos: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2020), Projeto de Vida #MeuFuturo: Ensino Médio (2020), Roteiros pedagógicos do componente Projeto de Vida: material de apoio ao professor (2022) e Moderna plus: Ciências Humanas e sociais aplicadas (2020). A perspectiva teórico-metodológica adotada é da decolonialidade, uma alternativa a razão moderna-ocidental-colonial, pois luta contra a inferiorização do outro, principalmente de não-brancos (afrodescendentes e indígenas), em diálogo com Bento (2012 e 2022), Candau (2012 e 2020), Castro-Gómez (2005), Gomes (2010, 2021 e 2023), Grosfoguel (2007), hooks (2019), Kilomba (2016 e 2020), Krenak (2018), Mignolo (2017a e 2017b), Munanga (1999), Nogueira (2020), Oliveira (2017), Quijano (2007) e Walsh (2013). Metodologia decolonial é o caminho escolhido para refletir acerca das presenças e ausências da educação das relações étnico-raciais nos materiais didáticos. Assim, o método é problematizar as imagens e a escrita que evidenciam, em especial, as ausências que impossibilitam a positivação das histórias, dos corpos, dos territórios de pessoas indígenas e negras. Na análise do material supracitado identificamos que há presenças esparsas, fragmentadas e em geral, estereotipadas sobre a educação das relações raciais. Os materiais didáticos não rompem com a violência epistémica, ainda temos muito que avançar para a implementação da reflexão positivadas de povos indígenas e pessoas negras.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2024-09-25T19:52:45Z No. of bitstreams: 1 GUARESE.pdf: 3122856 bytes, checksum: 45d4bf87083d1d6b5196f00d05dbe645 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T18:23:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUARESE.pdf: 3122856 bytes, checksum: 45d4bf87083d1d6b5196f00d05dbe645 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T18:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUARESE.pdf: 3122856 bytes, checksum: 45d4bf87083d1d6b5196f00d05dbe645 (MD5) Previous issue date: 2024-08-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículo de ensino médiopt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleEnsino da cultura afro-brasileira e indígena: percepções de materiais didáticos do novo ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GUARESE.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.