Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/777
Type: Dissertação
Título : Autor, linguagem e personagem maduros? O funcionamento do efeito metafórico no discurso da crítica literária
Author: Ongaratto, Aline Chaiane Vogt
First advisor: Prigol, Valdir
Resume: No presente trabalho, tomamos o adjetivo “maduro” como uma regularidade, marcada no intradiscurso das críticas em que Luís Augusto Fischer trata sobre uma obra ou autor, em sua coluna “Pesqueiro”, do jornal Zero Hora. Tendo como objetivo central a compreensão do funcionamento discursivo do “maduro”, identificamos o funcionamento do efeito metafórico no texto em que o crítico aborda a obra Barba Ensopada de Sangue, de Daniel Galera. A perspectiva teórico-metodológica que adotamos está vinculada à Análise de Discurso fundada nos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Selecionamos 42 textos que circularam na coluna “Pesqueiro” assinada pelo sujeito-crítico literário Luís Augusto Fischer, entre os anos de 2010 e 2013, e compreendemos que o adjetivo “maduro” constituía uma regularidade no discurso do sujeito-crítico literário ao tratar de obras de escritores já reconhecidos e, especialmente, acima dos 40 anos de idade. Entretanto, a classificação de uma obra atrelada à idade do escritor sofre um deslizamento de sentidos, pelo efeito metafórico, no momento em que o sujeito-crítico literário trata sobre o livro de Daniel Galera, que tem pouco mais de 30 anos. Ao assumir a metáfora sustentada pelo interdiscurso, passamos a questionar: (i) como o “maduro” produz efeitos metafóricos da ordem do interdiscurso? (ii) como se dão os deslizes e transferências de sentido dessa marca em seus diferentes contextos de funcionamento? Concluímos que o adjetivo “maduro” funciona na crítica “Barba ensopada de sangue” como ilusão de completude dos sujeitos e dos sentidos. Como diferentes contextos de funcionamento da referida metáfora, tomamos “o autor maduro”, “o personagem maduro” e “a linguagem madura”. Pelo modo como o crítico literário organiza suas ideias no texto, ao abordar um “autor maduro”, compreendemos que sua escrita pode ser associada ao modelo de literatura biográfico-psicológico, desenvolvido no século XIX. No momento em que o crítico aborda o “personagem em processo de amadurecimento”, explicitamos um sentido de relação com os romances de formação. Por fim, ao discutir sobre a “linguagem madura”, Fischer assume a posição de autor do Dicionário de Porto-Alegrês e enuncia na direção de estabelecer a Língua Sulina, contexto em que funciona a ilusão de completude pela língua.
Resumen : In this paper we take the adjective "mature" as a regularity, scheduled in the intradiscourse of the criticism that Luís Augusto Fischer, when he deals with a work or author, in his column "Fishing", of the newspaper Zero Hora. Having as main objective the understanding of the discursive functioning of adjective "mature", we identified the operation of the metaphorical text effect where the critical discusses the work Barba Ensopada de Sangue, by Daniel Galera. The theoretical and methodological perspective that we adopt is bound to the Discourse Analysis founded in the work by Michel Pêcheux and Eni Orlandi. We selected 42 texts that circulated in the "Fishing" column signed by literary critic Luís Augusto Fischer, between the years 2010 and 2013, and we understood that the adjective "mature" was a regular subject in the discourse of literary-critical when dealing with works from writers already recognized and especially above 40 years old. However, the classification of a linked to the writer’s age suffers a slip of senses, by the metaphorical effect at the time the literarycritical subject deals about the Daniel Galera’s book, which has just over 30 years old. By assuming a sustained metaphor by the interdiscourse, we began to question: (i) as the "mature" produces metaphorical effects of the order of interdiscourse? (ii) how to give the slips and transfers of meaning of this brand in their different contexts of operation? We conclude that the adjective "mature" works in the critical "Barba ensopada de sangue" as illusion of completeness of the subjects and the senses. How different contexts of operation of that metaphor, we "the mature author", "the mature character" and "the mature language". By the way the literary critic organizes his ideas in the text to address a "mature author," we understand that your writing can be associated with the biographical literature-psychological model, developed in the nineteenth century. At the moment that the critic approaches the "character in the maturation process," we explicit a sense of relationship with the novels of training. Finally, in discussing the "mature language," Fischer takes the position of author of the Dicionário de Porto-Alegrês and states in the direction of establishing the Sulina Language, context in which works the illusion of completeness by the tongue.
Palabras clave : Análise do discurso literário
Crítica literária
Metáfora
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/777
Fecha de publicación : 2014
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ONGARATTO.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.