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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7780
Tipo: | Dissertação |
Título: | Práticas pedagógicas inclusivas na educação infantil: um diálogo com professores da rede municipal de uma cidade do Alto Uruguai gaúcho |
Autor(es): | Perin, Andréa Eugênia |
Primeiro Orientador: | Lepke, Sonize |
Primeiro membro da banca: | Bock, Geisa Letícia Kempfer |
Segundo membro da banca: | Ziesmann, Cleusa Inês |
Resumo: | Nas últimas décadas, mudanças significativas ocorreram na educação, especialmente nos processos inclusivos de crianças público-alvo da Educação Especial, que têm o direito assegurado de acessar, permanecer e aprender no ensino regular. Refletindo sobre esse direito, definiu-se o objetivo desta pesquisa: analisar as práticas pedagógicas na Educação Infantil no contexto dos processos inclusivos. A pesquisa foi realizada em três escolas municipais de um município do Alto Uruguai Gaúcho, com cinco professores de creches e pré-escolas que tinham crianças público-alvo da Educação Especial matriculadas em suas turmas de atuação, visando contribuir para a concepção das práticas pedagógicas produzidas na Educação Infantil e na proposição de atos formativos aos professores. A metodologia aplicada nesta pesquisa é de cunho qualitativo, análise de conteúdo e estudo de caso, tendo por base a teoria dos seguintes autores: Yin (2015); Minayo (1998, 2001); Lüdke; André (1996). Para o desenvolvimento da pesquisa utilizam-se questionários, entrevistas, diário de campo, sendo também analisados os documentos normativos que regem as instituições escolares, como Projeto Político-Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar. A análise se dá a partir da concepção dos professores, bem como elencadas as categorias e subcategorias, o que possibilita um aprofundamento da temática sobre inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial nas escolas regulares e como são elaboradas as práticas pedagógicas voltadas a essas crianças, a fim de promover seu desenvolvimento. O trabalho ainda apresenta como será feito o produto final em formato de e-book, sobre as discussões que serão realizadas em uma formação integrada para os profissionais da rede de ensino que atuam nas escolas pesquisadas. Como resultado, observa-se que o PPP das escolas analisadas cita, menciona e orienta que os processos inclusivos sejam efetivados. Porém, as entrevistas com os participantes evidenciam que os Planos Educacionais Individualizados (PEI) e consequentemente a necessidade de adaptações pedagógicas e flexibilização curricular não compõem a centralidade dos planejamentos das professoras. Por outro lado, nota-se que algumas crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades e superdotação recebem e frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), no entanto, uma parcela recebe somente atendimento clínico. Nessas situações, apesar de não mencionado nas entrevistas, é possível perceber que não têm suporte de professores especializados para pensar e efetivar os processos inclusivos. E, diante das dificuldades constatadas, fica clara a necessidade de formação continuada, ambiente de trabalho adequado e profissionais que possam dar suporte às crianças público-alvo da Educação Especial. |
Abstract/Resumen: | In recent decades, significant changes have occurred in education, especially in the inclusive processes of students targeted by Special Education, who have the right to access, remain and learn in regular education. Reflecting on this right, we defined the objective of this research, to analyze pedagogical practices in Early Childhood Education in the face of inclusive processes. The research was carried out in three municipal schools in a municipality in Alto Uruguai Gaúcho, with five teachers from Nurseries and Pre-schools who had target children of Special Education enrolled in their classes, and could contribute to the design of pedagogical practices produced in Early Childhood Education and in proposing training acts for teachers. The methodology applied in this research is qualitative, content analysis and case study, based on the theory of the following authors: Yin (2015); Minayo (1998, 2001); Lüdke; André (1996), questionnaires, interviews, diary field, and the normative documents that govern school institutions, such as the Political-Pedagogical Project (PPP) and School Regulations, are also analyzed. The analysis was carried out based on the teachers' conceptions, as well as listing the categories and subcategories, which made it possible to delve deeper into the topic of inclusion of target children in Special Education in regular schools and how pedagogical practices aimed at these children are developed. , in order to promote its development. The work will also present a final product in e-book format, about the discussions held in an integrated training for professionals in the education network who work in the schools researched. As a result, we can observe that the PPP of the schools analyzed cites, mentions and guides so that inclusive processes are implemented. However, interviews with participants showed that Individualized Educational Plans (IEP) and consequently the need for pedagogical adaptations and curricular flexibility are not central to teachers' planning. On the other hand, it was possible to observe that some students with disabilities, global developmental disorders and high abilities and giftedness receive and attend Specialized Educational Assistance (AEE), however, a portion receives only clinical care. In these situations, although not mentioned in the interviews, it is possible to observe that they do not have support from specialized teachers to think about and implement inclusive processes. And given the difficulties highlighted, they indicate the need for continued training, an adequate work environment and professionals who can support the target student of Special Education. |
Palavras-chave: | práticas pedagógicas inclusão educação infantil |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7780 |
Data do documento: | Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
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