Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7784
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Levinski, Eliara Zavieruka-
dc.creatorOliveira, Paula dos Santos de-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:44:46Z-
dc.date.available2025-06-03-
dc.date.available2024-10-02T18:44:46Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7784-
dc.description.resumoO mundo contemporâneo tem exigido das escolas unicidade, trabalho coletivo, propostas pedagógicas e experiências que dialoguem com uma formação humana, capaz de olhar para os sujeitos na sua integralidade. Assim, o artigo intenciona identificar e compreender o processo de Gestão Escolar necessário na perspectiva da Educação Integral ancorado na metodologia de pesquisa bibliográfica com apoio em Libâneo (2005), Moll (2004), Freire (2021), entre outros, possibilitando reflexões a partir de princípios e fundamentos que sustentam as temáticas e contribuem para pensar uma escola mais humana, cultural, inclusiva e democrática. As inquietações sobre a temática estão associadas ao percurso acadêmico e profissional e são apresentadas em três grandes seções, a primeira apresenta a concepção e os fundamentos da Educação Integral resgatando um breve histórico e debate nacional, a segunda traz elementos que explicitam a Gestão Escolar e a organização da escola e a terceira a figura do coordenador pedagógico enquanto mobilizador da formação continuada que ressignifica o trabalho escolar. Com a investigação foi possível congregar saberes que sinalizam a gestão democrática como a necessária para e com a Educação Integral, visto que se enlaçam no projeto de sociedade que prima pela emancipação, justiça e bem comum, na afirmativa que a educação é direito, que forma e transforma e que a escola é espaço de sociabilidade, de ler e compreender o mundo. O processo escolar com estas âncoras, precisa ser fortalecido pela formação continuada mobilizada pela coordenação pedagógica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:47:05Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T18:44:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T18:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5) Previous issue date: 2024-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectGestão Escolar Democráticapt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectCoordenador Pedagógicopt_BR
dc.titleA necessária gestão escolar na perspectiva da educação integralpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA.pdf209,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.