Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7784
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Levinski, Eliara Zavieruka | - |
dc.creator | Oliveira, Paula dos Santos de | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T18:44:46Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03 | - |
dc.date.available | 2024-10-02T18:44:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7784 | - |
dc.description.resumo | O mundo contemporâneo tem exigido das escolas unicidade, trabalho coletivo, propostas pedagógicas e experiências que dialoguem com uma formação humana, capaz de olhar para os sujeitos na sua integralidade. Assim, o artigo intenciona identificar e compreender o processo de Gestão Escolar necessário na perspectiva da Educação Integral ancorado na metodologia de pesquisa bibliográfica com apoio em Libâneo (2005), Moll (2004), Freire (2021), entre outros, possibilitando reflexões a partir de princípios e fundamentos que sustentam as temáticas e contribuem para pensar uma escola mais humana, cultural, inclusiva e democrática. As inquietações sobre a temática estão associadas ao percurso acadêmico e profissional e são apresentadas em três grandes seções, a primeira apresenta a concepção e os fundamentos da Educação Integral resgatando um breve histórico e debate nacional, a segunda traz elementos que explicitam a Gestão Escolar e a organização da escola e a terceira a figura do coordenador pedagógico enquanto mobilizador da formação continuada que ressignifica o trabalho escolar. Com a investigação foi possível congregar saberes que sinalizam a gestão democrática como a necessária para e com a Educação Integral, visto que se enlaçam no projeto de sociedade que prima pela emancipação, justiça e bem comum, na afirmativa que a educação é direito, que forma e transforma e que a escola é espaço de sociabilidade, de ler e compreender o mundo. O processo escolar com estas âncoras, precisa ser fortalecido pela formação continuada mobilizada pela coordenação pedagógica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:47:05Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T18:44:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-02T18:44:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 214546 bytes, checksum: 10c73497ddf02daed82d7ca962744d2d (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar Democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação Integral | pt_BR |
dc.subject | Coordenador Pedagógico | pt_BR |
dc.title | A necessária gestão escolar na perspectiva da educação integral | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 209,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.