Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7788
Tipo: | Dissertação |
Título: | Evasão na educação superior: pessoas com deficiência na Universidade Federal da Fronteira Sul |
Autor(es): | Bassoli, Sheila Marques Duarte |
Primeiro Orientador: | Loss, Adriana Salete |
Primeiro membro da banca: | Iacono, Jane Peruzo |
Segundo membro da banca: | Lepke, Sonize |
Resumo: | O percurso acadêmico é um momento repleto de situações adversas, um ponto de ruptura entre o deixar o Ensino Médio e a adolescência e a experiência de uma nova jornada: ingressar no Ensino Superior e o início da vida adulta. No contexto da educação inclusiva, a forma como os estudantes são recebidos, acolhidos e acompanhados pela instituição de ensino é fundamental. Esse suporte influencia não apenas no desenvolvimento acadêmico, mas, especialmente, na permanência e conclusão dos estudos. Diante dessas considerações, esta pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, inserida na linha de “Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional”, busca compreender os fatores que impactam a evasão das pessoas com deficiência na UFFS. O estudo tem como objetivo geral identificar esses fatores e propor um diagnóstico institucional que viabilize ações de permanência. A metodologia envolveu uma pesquisa bibliográfica sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência - PcD’s na educação superior, apoiada por autores como Sassaki (2005), Mantoan (2015), Peron (2016) e outros, e uma pesquisa de campo qualitativa em formato de entrevistas semiestruturadas com estudantes PcDs que evadiram, seguindo a perspectiva de Minayo (2001) e Bardin (2016), com dados coletados e analisados conforme a metodologia de análise de conteúdo. A estrutura do trabalho inclui a contextualização da pesquisa, a revisão do estado do conhecimento sobre o tema, uma contextualização histórica da educação inclusiva no Brasil, a análise das políticas de acesso e permanência na UFFS, a influência do contexto socioeconômico no desenvolvimento humano, e a metodologia empregada. Como resultados, o estudo sugere a reestruturação do Núcleo de Acessibilidade, a contratação de profissionais especializados em Educação Inclusiva e o suporte contínuo aos professores, bem como, a elaboração de um Produto Educacional, em formato de manual com diretrizes para os docentes, intitulado “Docente Inclusivo”. Este trabalho não oferece soluções definitivas, mas propõe reflexões e diretrizes para fortalecer a inclusão e permanência de PcDs na UFFS. Conclui-se, então, que há muito a explorar, e esta pesquisa busca ser uma ferramenta de transformação social. |
Abstract/Resumen: | The academic journey is a moment full of adversity, a point of rupture between leaving high school and adolescence and the experience of a new journey entering higher education and the beginning of adulthood. In the context of inclusive education, the way students are received, welcomed, and accompanied by the educational institution is fundamental, this support influences not only academic development, but especially in the permanence and completion of studies. Given these considerations, this research developed in the Professional Postgraduate Program in Education of the Federal University of Fronteira Sul - Erechim Campus, inserted in the line of "Research in Pedagogical Processes, Policies and Educational Management", seeks to understand the factors that impact the evasion of people with disabilities at UFFS. The general objective of the study is to identify these factors and propose an institutional diagnosis that makes feasible permanence actions. The methodology involved a bibliographic research on the inclusion of People with Disabilities - PwDs in higher education, supported by authors such as Sassaki (2005), Mantoan (2015), Peron (2016) and others, and a qualitative field research in the form of semi-structured interviews with PwD students who dropped out, following the perspective of Minayo (2001) and Bardin (2016), with data collected and analyzed according to the content analysis methodology. The structure of the work includes the contextualization of the research, the review of the state of knowledge on the topic, a historical contextualization of inclusive education in Brazil, the analysis of access and permanence policies at UFFS, the influence of the socioeconomic context on human development, and the employed methodology. The study suggests the restructuring of the Accessibility Center, the hiring of specialized professionals in Inclusive Education, and continuous support for teachers. This research proposes as an Educational Product, guidelines in the format of a manual for teachers "Inclusive Teacher". This work does not offer definitive solutions, but proposes reflections and guidelines to strengthen the inclusion and permanence of PwDs at UFFS. It is concluded that there is much to explore, and this research seeks to be a tool for social transformation. |
Palavras-chave: | Inclusão Permanência UFFS Acessibilidade Ensino Superior |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7788 |
Data do documento: | Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BASSOLI.pdf | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.