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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Levinski, Eliara Zavieruka-
dc.creatorLima, Stefani Iolanda Gomes de-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-02T19:14:14Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2024-10-02T19:14:14Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791-
dc.description.resumoO presente artigo contextualiza e analisa a prática pedagógica do conselheiro3 tutelar na relação com o estabelecido e o vivido. O estabelecido, aqui debatido, está assentado na legislação que assegura a garantia dos direitos dos sujeitos, especialmente, das crianças e adolescentes, e que compreendemos como inegociável. Já o vivido representa as experiências que inscrevem o trabalho dos conselheiros tutelares, efetivado em diferentes tempos. Tais práticas são compreendidas como referência para os conselheiros que chegam: algumas com caráter processual, outras emblemadas como “intocáveis” – “sempre foi assim” – carecendo de reflexão e análise, especialmente, diante do estabelecido e da realidade vivida. Nesse contexto de potências e limites, o desafio do conselheiro tutelar eleito, é fazer a transposição do projeto reconhecido e aprovado pela população durante o período de eleição. Para o alcance da intenção, o estudo decorre da pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, tendo como referência, em especial, Paulo Freire (1996), Elli Benincá (2010) e Jorge Larrosa (2015,2016), e documental, com apoio na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Simultaneamente, para ilustrar, buscamos registros sobre a própria prática como conselheira tutelar. Os achados, mesmo que provisórios, sinalizam para uma prática pedagógica reflexiva, dialógica e participativa do conselheiro tutelar que colabora para processos educativos democráticos, que formam e transformam no alcance da garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:40:55Z No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 310347 bytes, checksum: d755d9ea9c5073dcfcbc88eb1b58673f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T19:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 310347 bytes, checksum: d755d9ea9c5073dcfcbc88eb1b58673f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectConselho Tutelarpt_BR
dc.subjectDireito da criança e do adolescentept_BR
dc.titleA prática pedagógica do conselheiro tutelar: do estabelecido ao vividopt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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