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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Levinski, Eliara Zavieruka | - |
dc.creator | Lima, Stefani Iolanda Gomes de | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T19:14:14Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02 | - |
dc.date.available | 2024-10-02T19:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791 | - |
dc.description.resumo | O presente artigo contextualiza e analisa a prática pedagógica do conselheiro3 tutelar na relação com o estabelecido e o vivido. O estabelecido, aqui debatido, está assentado na legislação que assegura a garantia dos direitos dos sujeitos, especialmente, das crianças e adolescentes, e que compreendemos como inegociável. Já o vivido representa as experiências que inscrevem o trabalho dos conselheiros tutelares, efetivado em diferentes tempos. Tais práticas são compreendidas como referência para os conselheiros que chegam: algumas com caráter processual, outras emblemadas como “intocáveis” – “sempre foi assim” – carecendo de reflexão e análise, especialmente, diante do estabelecido e da realidade vivida. Nesse contexto de potências e limites, o desafio do conselheiro tutelar eleito, é fazer a transposição do projeto reconhecido e aprovado pela população durante o período de eleição. Para o alcance da intenção, o estudo decorre da pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, tendo como referência, em especial, Paulo Freire (1996), Elli Benincá (2010) e Jorge Larrosa (2015,2016), e documental, com apoio na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Simultaneamente, para ilustrar, buscamos registros sobre a própria prática como conselheira tutelar. Os achados, mesmo que provisórios, sinalizam para uma prática pedagógica reflexiva, dialógica e participativa do conselheiro tutelar que colabora para processos educativos democráticos, que formam e transformam no alcance da garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:40:55Z No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 310347 bytes, checksum: d755d9ea9c5073dcfcbc88eb1b58673f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T19:14:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LIMA.pdf: 310347 bytes, checksum: d755d9ea9c5073dcfcbc88eb1b58673f (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Conselho Tutelar | pt_BR |
dc.subject | Direito da criança e do adolescente | pt_BR |
dc.title | A prática pedagógica do conselheiro tutelar: do estabelecido ao vivido | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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