Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791
Type: | Artigo Cientifico |
Title: | A prática pedagógica do conselheiro tutelar: do estabelecido ao vivido |
Author: | Lima, Stefani Iolanda Gomes de |
First advisor: | Levinski, Eliara Zavieruka |
Resume: | O presente artigo contextualiza e analisa a prática pedagógica do conselheiro3 tutelar na relação com o estabelecido e o vivido. O estabelecido, aqui debatido, está assentado na legislação que assegura a garantia dos direitos dos sujeitos, especialmente, das crianças e adolescentes, e que compreendemos como inegociável. Já o vivido representa as experiências que inscrevem o trabalho dos conselheiros tutelares, efetivado em diferentes tempos. Tais práticas são compreendidas como referência para os conselheiros que chegam: algumas com caráter processual, outras emblemadas como “intocáveis” – “sempre foi assim” – carecendo de reflexão e análise, especialmente, diante do estabelecido e da realidade vivida. Nesse contexto de potências e limites, o desafio do conselheiro tutelar eleito, é fazer a transposição do projeto reconhecido e aprovado pela população durante o período de eleição. Para o alcance da intenção, o estudo decorre da pesquisa qualitativa com caráter bibliográfico, tendo como referência, em especial, Paulo Freire (1996), Elli Benincá (2010) e Jorge Larrosa (2015,2016), e documental, com apoio na Constituição Federal de 1988, no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990. Simultaneamente, para ilustrar, buscamos registros sobre a própria prática como conselheira tutelar. Os achados, mesmo que provisórios, sinalizam para uma prática pedagógica reflexiva, dialógica e participativa do conselheiro tutelar que colabora para processos educativos democráticos, que formam e transformam no alcance da garantia e proteção dos direitos da criança e do adolescente. |
Keywords: | Prática Pedagógica Conselho Tutelar Direito da criança e do adolescente |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Type of Access: | Acesso Embargado |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7791 |
Issue Date: | Apr-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.