Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee2Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee3Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da-
dc.creatorParis, Camila de-
dc.date2023-12-
dc.date.accessioned2024-10-02T19:34:13Z-
dc.date.available2024-01-10-
dc.date.available2024-10-02T19:34:13Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7798-
dc.description.abstractThe present research aims to work on a new teaching methodology thinking about the autonomy and intellectual emancipation of students supported by Paulo Freire's pedagogical proposal of dialogicity, in the search to transpose monocultural teaching and the reproduction of social inequalities, recognizing cultural plurality through interculturalism and an education structured in the sociocultural imagination of students. To this end, the manga and anime Naruto are used as a pedagogical tool to work on the concepts of myth and culture in sociology classes in the classroom. The methodology used is Qualitative, Bibliographic and Pedagogical Intervention research. As a result, it was possible to notice that students show significant interest when using the anime Naruto by correlating its story with Eastern culture, which encourages them to participate and dialogue during the activity. In this way, we understand that the use of this media artifact made it possible to stimulate the creation of new perceptions about the world in which these students are inserted, contributing significantly to the understanding of the concepts mentioned by providing symbolic references that facilitated the assimilation of the proposed theory. Therefore, the use of the manga and anime Naruto enables the creation of new methodological practices, establishing itself as a playful and symbolic support when thinking about school education articulated with the sociocultural imaginary, seeking to overcome formal and monocultural education in teaching-learning relationships.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo labutar uma nova metodologia de ensino pensando na autonomia e emancipação intelectual dos estudantes apoiada na proposta pedagógica da dialogicidade de Paulo Freire, na busca de transpor o ensino monocultural e reprodutor das desigualdades sociais, reconhecendo a pluralidade cultural por meio do interculturalismo e de uma educação estruturada no imaginário sociocultural dos estudantes. Para isso, é utilizado como ferramenta pedagógica o mangá e anime Naruto para trabalhar em sala de aula os conceitos de mito e cultura nas aulas de sociologia. A metodologia utilizada é a pesquisa Qualitativa, Bibliográfica e de Intervenção Pedagógica. Como resultado foi possível perceber que os estudantes demonstram relevante interesse quando utilizado o anime Naruto ao correlacionar sua estória com a cultura oriental, o que os estimula a participação e o diálogo durante a atividade. Dessa maneira, compreendemos que o emprego deste artefato midiático possibilitou estimular a criação de novas percepções sobre o mundo no qual estes estudantes estão inseridos, contribuindo significativamente para a compreensão dos conceitos referidos ao propiciar referências simbólicas que facilitaram a assimilação da teoria proposta. Constituindo - se assim, que a utilização do mangá e do anime Naruto possibilita a criação de novas práticas metodológicas, estabelecendo-se como suporte lúdico e simbólico ao se pensar em uma educação escolar articulada com o imaginário sociocultural, buscando superar o ensino formal e monocultural nas relações de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-08-16T17:18:14Z No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 8873440 bytes, checksum: bf194a05da9a0c359f43c10ee3eaacd8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-02T19:34:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 8873440 bytes, checksum: bf194a05da9a0c359f43c10ee3eaacd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T19:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PARIS.pdf: 8873440 bytes, checksum: bf194a05da9a0c359f43c10ee3eaacd8 (MD5) Previous issue date: 2023-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNarutopt_BR
dc.subjectDialogicidadept_BR
dc.subjectInterculturalismopt_BR
dc.subjectMetodologia de Ensinopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleO mangá e anime Naruto nas aulas de sociologia: uma proposta de metodologia de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARIS.pdf8,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.