Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7798
Type: | Dissertação |
Title: | O mangá e anime Naruto nas aulas de sociologia: uma proposta de metodologia de ensino e aprendizagem |
Author: | Paris, Camila de |
First advisor: | Pereira, Thiago Ingrassia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Loss, Adriana Salete |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da |
Resume: | A presente pesquisa tem como objetivo labutar uma nova metodologia de ensino pensando na autonomia e emancipação intelectual dos estudantes apoiada na proposta pedagógica da dialogicidade de Paulo Freire, na busca de transpor o ensino monocultural e reprodutor das desigualdades sociais, reconhecendo a pluralidade cultural por meio do interculturalismo e de uma educação estruturada no imaginário sociocultural dos estudantes. Para isso, é utilizado como ferramenta pedagógica o mangá e anime Naruto para trabalhar em sala de aula os conceitos de mito e cultura nas aulas de sociologia. A metodologia utilizada é a pesquisa Qualitativa, Bibliográfica e de Intervenção Pedagógica. Como resultado foi possível perceber que os estudantes demonstram relevante interesse quando utilizado o anime Naruto ao correlacionar sua estória com a cultura oriental, o que os estimula a participação e o diálogo durante a atividade. Dessa maneira, compreendemos que o emprego deste artefato midiático possibilitou estimular a criação de novas percepções sobre o mundo no qual estes estudantes estão inseridos, contribuindo significativamente para a compreensão dos conceitos referidos ao propiciar referências simbólicas que facilitaram a assimilação da teoria proposta. Constituindo - se assim, que a utilização do mangá e do anime Naruto possibilita a criação de novas práticas metodológicas, estabelecendo-se como suporte lúdico e simbólico ao se pensar em uma educação escolar articulada com o imaginário sociocultural, buscando superar o ensino formal e monocultural nas relações de ensino aprendizagem. |
Abstract: | The present research aims to work on a new teaching methodology thinking about the autonomy and intellectual emancipation of students supported by Paulo Freire's pedagogical proposal of dialogicity, in the search to transpose monocultural teaching and the reproduction of social inequalities, recognizing cultural plurality through interculturalism and an education structured in the sociocultural imagination of students. To this end, the manga and anime Naruto are used as a pedagogical tool to work on the concepts of myth and culture in sociology classes in the classroom. The methodology used is Qualitative, Bibliographic and Pedagogical Intervention research. As a result, it was possible to notice that students show significant interest when using the anime Naruto by correlating its story with Eastern culture, which encourages them to participate and dialogue during the activity. In this way, we understand that the use of this media artifact made it possible to stimulate the creation of new perceptions about the world in which these students are inserted, contributing significantly to the understanding of the concepts mentioned by providing symbolic references that facilitated the assimilation of the proposed theory. Therefore, the use of the manga and anime Naruto enables the creation of new methodological practices, establishing itself as a playful and symbolic support when thinking about school education articulated with the sociocultural imaginary, seeking to overcome formal and monocultural education in teaching-learning relationships. |
Keywords: | Naruto Dialogicidade Interculturalismo Metodologia de Ensino Sociologia |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7798 |
Issue Date: | Dec-2023 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.