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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7799
Tipo: | Dissertação |
Título: | Experiências docentes com línguas e culturas em contato na rede pública estadual de Chapecó: plurilinguismo em sala de aula |
Autor(es): | Restelli, Thainá Caroline |
Primeiro Orientador: | Horst, Cristiane |
Resumo: | Esta dissertação objetiva investigar crenças e atitudes linguísticas tidas e repassadas pelos professores pedagogos e professores de português/línguas frente à diversidade e ao preconceito linguístico. Para tal, dentro da grande área da Língua e Sociedade e com o suporte da Dialetologia Pluridimensional, organizamos uma pesquisa de cunho qualitativa. Vinculamos nossos objetivos específicos às dimensões de análise propostas por Thun (1998; 2005; 2010): dimensão diassexual, diageracional e diazonal. Dessa forma, foram entrevistados dois professores de pedagogia e dois professores de português/línguas, que atuaram no ensino fundamental anos iniciais e finais, respectivamente, durante o segundo semestre de 2023 na rede pública estadual de Chapecó, totalizando 4 informantes. A seleção foi feita a partir dos seguintes critérios: dimensão diageracional (geração um, GI, entre 21 e 30 anos e geração dois, GII, com 45 anos ou mais); dimensão diazonal (bairro e centro); dimensão diassexual (masculino e feminino). Os resultados vinculados à dimensão diazonal indicaram não haver diferença na implementação do trabalho, seja ele realizado no bairro ou no centro. Em relação à dimensão diassexual, observamos uma ligeira diferença de crenças, atitudes, metodologias e didáticas empregadas entre os informantes de português/línguas TA2GIIM e TA2GIIF. Além disso, há uma grande disparidade sexual na ocupação das vagas, sobressalentes na área da pedagogia. Também observamos que, na dimensão diageracional, tanto a GI quanto a GII encontram-se atualizadas e em busca de aperfeiçoamento, aprimorando suas técnicas em busca de uma educação sensível ao plurilinguismo. O embasamento teórico deste trabalho está fundamentado especialmente em Thun (1998; 2005; 2010), Coelho et al. (2012), Maehlum (2010), Vicenzi (2008), Altenhofen (2004), Calaforra (2003), Ponso (2017), Trudgill (2000), Timbane e Quiraque (2019), Cursino (2020), Garcia (2008), Andrade, Lourenço e Sá (2010), dentre outros autores. No decorrer da dissertação é descrita uma perspectiva linguística histórica até a atualidade, ilustrando e dando forma ao cenário com o qual convivemos hoje. Também é discutido o conceito, condição e perfil dos usuários de línguas minoritárias e o seu papel e função social, assim como são abordados os temas da variação e preconceito linguístico objetivando a reflexão sobre plurilinguismo e línguas em contato, valorizando e incentivando uma educação plurilíngue. |
Abstract/Resumen: | This master thesis aims to investigate linguistic beliefs and attitudes held and transmitted by pedagogy teachers and portuguese/language teachers in the face of linguistic diversity and prejudice. To achieve this, within the broader field of Language and Society and with the support of Pluridimensional Dialectology, we have organized a qualitative research study. We linked our specific objectives to the dimensions of analysis proposed by Thun (1998; 2005; 2010): diasexual, diagenerational and diazonal dimensions. Therefore, two pedagogy teachers and two portuguese/language teachers, who worked in elementary school, initial and final years, respectively, during the second semester of 2023 in the state public school system of Chapecó, were interviewed, totaling 4 informants. The selection was made based on the following criteria: diagenerational dimension (generation one, GI, between 21 and 30 years old and generation two, GII, 45 years old or older); diazonal dimension (neighborhood and downtown); diasexual dimension (male and female). The results related to the diazonal dimension indicated that there was no difference in the implementation of the work, whether it was carried out in the neighborhood or in downtown. Regarding the diasexual dimension, we observed a little difference in beliefs, attitudes, methodologies and teaching methods used between the portuguese/language informants TA2GIIM and TA2GIIF. In addition, there is a large sexual disparity in the occupation of vacancies, specially in the area of pedagogy. It was also observed that, in the diagenerational dimension, both GI and GII are updated and seeking improvement, enhancing their techniques in search of an education that is sensitive to plurilingualism. The theoretical framework of this study is based especially on Thun (1998; 2005; 2010), Coelho et al. (2012), Maehlum (2010), Vicenzi (2008), Altenhofen (2004), Calaforra (2003), Ponso (2017), Trudgill (2000), Timbane and Quiraque (2019), Cursino (2020), Garcia (2008), Andrade, Lourenço and Sá (2010), among other authors. Throughout the master thesis, a historical linguistic perspective up to the present day is described, illustrating and shaping the scenario in which we live today. The concept, condition and profile of users of minority languages and their social role and function are also discussed, as well as the topics of linguistic variation and prejudice, which are addressed, aiming at a reflection on plurilingualism and languages in contact, prizing and encouraging a plurilingual education. |
Palavras-chave: | Dialetologia Variação linguística Multilinguismo Professores de ensino fundamental Chapecó (SC) Atitudes do professor |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7799 |
Data do documento: | 14-Ago-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
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