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Tipo: Dissertação
Título: O currículo da educação física escolar para além do esporte: sistematizações de uma pesquisa-ação
Autor(es): Leite, Cesar Amaral de Souza
Primeiro Orientador: Bagnara, Ivan Carlos
Primeiro membro da banca: Borges, Robson Machado
Segundo membro da banca: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Resumo: A presente pesquisa possui como mote problematizar a cultura corporal de movimento (CCM) como elemento central da Educação Física (EF) escolar, para além do esporte. Apresenta como objetivo analisar o processo de uma pesquisa ação para a elaboração de uma proposta curricular de Educação Física (EF) para o 5º ano do ensino fundamental, englobando os diversos conteúdos da Cultura Corporal de Movimento. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com a utilização do diário de campo, aplicação de um questionário e o desenvolvimento de encontros programados com sete professores de EF. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que, no contexto pesquisado, os professores seguem um viés de trabalho tecnicista e esportivista, em grande medida, decorrentes de sua formação inicial ter sido desenvolvida nessa direção; há ausência de momentos de estudos/formação continuada, que problematize a EF escolar e que aborde os documentos legais (BNCC, DRC/MT, material pedagógico do município) e a literatura da área de viés crítico; as influências externas à escola e à EF escolar determinam o que acontece e o que não acontece na prática pedagógica dos professores (Jogos Escolares, Campeonatos Municipais); e que não são realizados planejamentos coletivos que atendam às necessidades dos professores, contemplando a CCM. Concluiu-se com o estudo que as aulas de EF visam à prática pela prática, sofrendo influências externas no andamento das aulas sem contextualizar a CCM como ponto de tensionamento pedagógico, sendo que, neste sentido, os professores de EF necessitam uma formação continuada com foco específico nos marcos legais e na literatura da área para que possam melhorar as aulas ministradas. A partir disso, a CCM poderá fazer-se presente nos planejamentos escolares, bem como no dia a dia dos alunos, sendo protagonista na ação de promover uma EF escolar de qualidade com foco no aprendizado e busca por conhecimentos que possam ampliar a visão dos docentes. Por fim, a pesquisa apresenta um produto final, que se constitui em uma sistematização curricular/projeto curricular para o 5º ano do Ensino Fundamental, centrado na CCM, considerando as características do contexto educacional em que a pesquisa foi desenvolvida.
Abstract/Resumen: This research aims to problematize the body movement culture (CCM) as a central element of Physical Education (PE) in schools, beyond sports. Its objective is to analyze the action research process to develop a Physical Education (PE) curriculum proposal for the 5th grade of elementary school, encompassing the various contents of the Body Movement Culture. The methodology used was action research, with the use of a field diary, the application of a questionnaire, and the development of scheduled meetings with seven PE teachers. Data analysis was performed through content analysis. The results indicated that in the context studied, teachers follow a technical and sports-oriented work bias, largely due to their initial training having been developed in this direction; there is a lack of study/continued training moments that problematize school PE and that address legal documents (BNCC, DRC/MT, municipal teaching material) and literature in the area with a critical bias; External influences on the school and school PE determine what happens and what does not happen in teachers' pedagogical practice (School Games, Municipal Championships); and that collective planning that meets teachers' needs, including CCM, is not carried out. The study concluded that PE classes aim at practice for practice's sake, suffering external influences on the progress of courses without contextualizing CCM as a point of pedagogical tension, and in this sense, PE teachers need ongoing training with a specific focus on legal frameworks and literature in the area so that they can improve the classes taught. From this, CCM can be present in school planning, as well as in students' daily lives, being a protagonist in promoting quality school PE with a focus on learning and the search for knowledge that can broaden teachers' vision. Finally, the research presents a final product, which consists of a curricular systematization/curricular project for the 5th year of Elementary School, centered on CCM, considering the characteristics of the educational context in which the research was developed.
Palavras-chave: Currículo da Educação Física
Ensino Fundamental
Ensino de Educação Física
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7802
Data do documento: Jul-2024
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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