Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7805
Tipo: | Dissertação |
Título: | Design gráfico editorial didático: uma análise de livros didáticos de história no Brasil da década de 1960 |
Autor(es): | Brito, Caio Afonso da Silva |
Primeiro Orientador: | Ribeiro Júnior, Halferd Carlos |
Primeiro membro da banca: | Fraga, Gerson Wasen |
Segundo membro da banca: | Martins, Maria do Carmo |
Resumo: | A presente investigação busca entender, com base nos trabalhos de Eugênio Hirsch na produção de livros didáticos de História da Companhia Editora Nacional publicados nos anos 1960, como sua atuação se posiciona em relação à produção de significados que são enunciados pelos discursos das obras. Para isso selecionamos seis obras publicadas pela editora entre 1955 e 1968 que apresentam diferentes soluções gráficas, com o objetivo de compará-las e entender seus projetos de modo relacionado com suas lições de História. Ancoramos nossas leituras nas contribuições de Chartier (1991) em relação à ideia de representação, também as contribuições de Choppin (2004) em relação ao trabalho com livros didáticos, e à Bittencourt (1993), Munakata (1997), Melo (2008) e Moraes (2018) sobre o contexto editorial didático no qual focamos em nossa investigação. Inicialmente apresentamos, justificamos e articulamos teoricamente a investigação, depois discutimos o processo metodológico e também realizamos o exercício de produção do Estado do Conhecimento baseando-nos nas contribuições de Kohls-Santos e Morosini (2021). Em seguida discutimos a formação artística, o trabalho e o estilo artístico de Eugênio Hirsch com base em outras pesquisas e também em uma documentação composta por imagens e publicações em periódicos. Depois investigamos o cenário editorial nacional buscando entender a dinâmica de trabalho na produção de livros, a organização da indústria nacional e de sua força de trabalho, além de debater os processos de conservação ou renovação dos estilos adotados na produção de obras didáticas. Depois discutimos o cenário da educação nacional, as disputas discursivas que marcaram o período, recorremos também aos dados da educação nacional em expansão e os processos que levaram a consolidação da História enquanto disciplina. Também discutimos as reformas curriculares, os debates transnacionais e as finalidades e objetivos da disciplina em nosso período de investigação. Por fim, discutimos a trajetória de produção, pesquisa e comercialização de livros didáticos no território nacional, discutindo formas de analisar os exemplares a partir de sua apresentação material e gráfica. Na análise de nossas edições fizemos um exercício biográfico sobre os autores de capa e em seguida discutimos os diferentes projetos de livro encontrados em nossa documentação. Com esse procedimento foi possível compreender que Hirsch atua ativamente na construção de significados enunciados pelas obras e que a CEN produziu soluções gráficas para atender diferentes públicos, atendendo às diferentes frentes nas quais se estruturou a educação nacional. |
Abstract/Resumen: | This investigation seeks to understand, based on Eugênio Hirsch's work in the production of History textbooks for Companhia Editora Nacional published in the 1960s, how his role relates to the production of meanings articulated by the discourses of these works. For this purpose, we selected six works published by the publisher between 1955 and 1968 that feature different graphic solutions, aiming to compare them and understand their projects in relation to their History lessons. Our readings are grounded in the contributions of Chartier (1991) regarding the idea of representation, as well as the contributions of Choppin (2004) on textbooks, and Bittencourt (1993), Munakata (1997), Melo (2008), and Moraes (2018) on the didactic editorial context that we focus on in our investigation. Initially, we present, justify, and theoretically articulate the research. Then, we discuss the methodological process and also conduct a State of Knowledge exercise based on the contributions of Kohls-Santos and Morosini (2021). Next, we examine Eugênio Hirsch's artistic formation, work, and artistic style based on previous research and a documentation composed of images and publications in periodicals. Subsequently, we investigate the national editorial landscape to understand the dynamics of book production, the organization of the national industry and its workforce, and discuss the processes of conservation or renewal of styles adopted in didactic works. We then delve into the national education scene, the discursive disputes that marked the period, drawing on data from the expanding national education and the processes that led to the consolidation of History as a discipline. We also discuss curriculum reforms, transnational debates, and the purposes and objectives of the discipline during our research period. Finally, we discuss the trajectory of production, research, and commercialization of textbooks in the national territory, examining ways to analyze the copies based on their material and graphic presentation. In analyzing our editions, we conducted a biographical exercise on the cover authors and subsequently discussed the different book projects found in our documentation. Through this process, it became evident that Hirsch actively contributes to constructing meanings articulated by the works and that CEN produced graphic solutions to cater to different audiences, addressing various fronts in the structure of national education. |
Palavras-chave: | Eugênio Hirsch Projetos Gráficos Representações |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7805 |
Data do documento: | Jul-2024 |
Nível: | Mestrado |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRITO.pdf | 103,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.