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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Thiago Ingrassia-
dc.creatorOliveira, Vinícius Fruscalso Maciel de-
dc.date2024-04-
dc.date.accessioned2024-10-07T17:56:07Z-
dc.date.available2025-06-13-
dc.date.available2024-10-07T17:56:07Z-
dc.date.issued2024-04-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824-
dc.description.resumoO gestão democrática é incentivada e estimulada por diversos dispositivos legais na forma de leis. Entretanto, há uma enorme dificuldade de implementação de suas práticas na escola pública brasileira. A partir de uma análise bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre as dificuldades de colocar-se em prática os princípios democráticos na escola. Identificou-se problemas na elaboração do projeto político-pedagógico (PPP), tais como a ausência de membros da comunidade escolar (em especial, estudantes e pais) tanto em sua escrita quanto em suas revisões periódicas, bem como a dificuldade de colocar-se em prática o que está escrito em seu conteúdo. Percebeu-se também que a tímida participação da comunidade escolar não somente em relação a aspectos voltados ao PPP mas também ao cotidiano escolar como um todo (reuniões e conselhos de classe) possui intrínseca relação com as mazelas sociais brasileiras, principalmente com: desigualdade social e pobreza; saúde pública; violência e segurança pública; estrutura da rede pública escolar e evasão escolar. Para enfrentar os problemas que dificultam a gestão democrática propôs-se um olhar fraterno dos gestores escolares e professores para com os demais membros da comunidade, bem como um investimento maior nas estruturas físicas das escolas, nas condições de trabalho e valorização salarial dos profissionais da educação; a reestruturação das relações internas e externas das unidades; e novas políticas públicas em outras áreas (saúde, segurança pública e redistribuição de renda).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:52:07Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 415959 bytes, checksum: ec9576d012ea4718348f07797a2431a6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:56:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 415959 bytes, checksum: ec9576d012ea4718348f07797a2431a6 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectcotidiano escolarpt_BR
dc.subjectgestão democráticapt_BR
dc.subjectmazelas sociaispt_BR
dc.subjectparticipaçãopt_BR
dc.subjectprojeto político-pedagógicopt_BR
dc.titleAs dificuldades (e possibilidades) da gestão democrática na escola pública brasileira: da construção do projeto político-pedagógico à participação da comunidade no cotidiano escolarpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

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