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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.creator | Oliveira, Vinícius Fruscalso Maciel de | - |
dc.date | 2024-04 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-07T17:56:07Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13 | - |
dc.date.available | 2024-10-07T17:56:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-04 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824 | - |
dc.description.resumo | O gestão democrática é incentivada e estimulada por diversos dispositivos legais na forma de leis. Entretanto, há uma enorme dificuldade de implementação de suas práticas na escola pública brasileira. A partir de uma análise bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre as dificuldades de colocar-se em prática os princípios democráticos na escola. Identificou-se problemas na elaboração do projeto político-pedagógico (PPP), tais como a ausência de membros da comunidade escolar (em especial, estudantes e pais) tanto em sua escrita quanto em suas revisões periódicas, bem como a dificuldade de colocar-se em prática o que está escrito em seu conteúdo. Percebeu-se também que a tímida participação da comunidade escolar não somente em relação a aspectos voltados ao PPP mas também ao cotidiano escolar como um todo (reuniões e conselhos de classe) possui intrínseca relação com as mazelas sociais brasileiras, principalmente com: desigualdade social e pobreza; saúde pública; violência e segurança pública; estrutura da rede pública escolar e evasão escolar. Para enfrentar os problemas que dificultam a gestão democrática propôs-se um olhar fraterno dos gestores escolares e professores para com os demais membros da comunidade, bem como um investimento maior nas estruturas físicas das escolas, nas condições de trabalho e valorização salarial dos profissionais da educação; a reestruturação das relações internas e externas das unidades; e novas políticas públicas em outras áreas (saúde, segurança pública e redistribuição de renda). | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2024-07-17T18:52:07Z No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 415959 bytes, checksum: ec9576d012ea4718348f07797a2431a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2024-10-07T17:56:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 415959 bytes, checksum: ec9576d012ea4718348f07797a2431a6 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-10-07T17:56:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OLIVEIRA.pdf: 415959 bytes, checksum: ec9576d012ea4718348f07797a2431a6 (MD5) Previous issue date: 2024-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | cotidiano escolar | pt_BR |
dc.subject | gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | mazelas sociais | pt_BR |
dc.subject | participação | pt_BR |
dc.subject | projeto político-pedagógico | pt_BR |
dc.title | As dificuldades (e possibilidades) da gestão democrática na escola pública brasileira: da construção do projeto político-pedagógico à participação da comunidade no cotidiano escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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