Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824
Type: Artigo Cientifico
Título : As dificuldades (e possibilidades) da gestão democrática na escola pública brasileira: da construção do projeto político-pedagógico à participação da comunidade no cotidiano escolar
Author: Oliveira, Vinícius Fruscalso Maciel de
First advisor: Pereira, Thiago Ingrassia
Resume: O gestão democrática é incentivada e estimulada por diversos dispositivos legais na forma de leis. Entretanto, há uma enorme dificuldade de implementação de suas práticas na escola pública brasileira. A partir de uma análise bibliográfica, o presente artigo tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre as dificuldades de colocar-se em prática os princípios democráticos na escola. Identificou-se problemas na elaboração do projeto político-pedagógico (PPP), tais como a ausência de membros da comunidade escolar (em especial, estudantes e pais) tanto em sua escrita quanto em suas revisões periódicas, bem como a dificuldade de colocar-se em prática o que está escrito em seu conteúdo. Percebeu-se também que a tímida participação da comunidade escolar não somente em relação a aspectos voltados ao PPP mas também ao cotidiano escolar como um todo (reuniões e conselhos de classe) possui intrínseca relação com as mazelas sociais brasileiras, principalmente com: desigualdade social e pobreza; saúde pública; violência e segurança pública; estrutura da rede pública escolar e evasão escolar. Para enfrentar os problemas que dificultam a gestão democrática propôs-se um olhar fraterno dos gestores escolares e professores para com os demais membros da comunidade, bem como um investimento maior nas estruturas físicas das escolas, nas condições de trabalho e valorização salarial dos profissionais da educação; a reestruturação das relações internas e externas das unidades; e novas políticas públicas em outras áreas (saúde, segurança pública e redistribuição de renda).
Palabras clave : cotidiano escolar
gestão democrática
mazelas sociais
participação
projeto político-pedagógico
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Embargado
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/7824
Fecha de publicación : abr-2024
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar: Coordenação, Direção e Supervisão Escolar

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA.pdf406,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.